Patrícia Patrocínio; 24/01/2022 às 12:00

Multiartista se inspira na cultura quilombola para escrever livros infantis no Amapá

Esmeraldina dos Santos é moradora da região quilombola do Curiaú e uma das grandes personagens da região

A multiartista Esmeraldina dos Santos é moradora da região quilombola do Curiaú, em Macapá e uma das grandes personagens da região. Aos 65 anos, ela se inspira no marabaixo, manifestação que virou patrimônio cultural imaterial do Brasil, para escrever livros infantis e registrar a história e cultura do seu povo. 

Esmeraldina dos Santos | Foto: Jorge Junior/Rede Amazônica.

Em suas obras literárias, a escritora, compositora, artesã e marabaixeira conta de forma lúdica os acontecimentos do Curiaú e transmite aos mais novos as memórias e ensinamentos dos quilombolas amapaenses. Há dois anos, a artista concluiu a faculdade de pedagogia enfrentando um câncer de mama. 

Em seu Trabalho de Conclusão de Curso, ela escolheu como tema o batuque, outro ritmo musical tradicional no Amapá. Além disso, Dona Esmeraldina é responsável por um espaço que se tornou atração na comunidade: o Malocão da Tia Chiquinha, sua mãe é uma das figuras mais importantes do marabaixo. No Malocão é possível encontrar os livros publicados e artesanatos produzidos por Esmeraldina.

 

 

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.