AmazôniaNotícias

Mulheres que apoiam Mulheres

A união feminina cresceu através de pequenos passos desde o início da humanidade, a partir do momento em que as mulheres entenderam que juntas poderiam mudar suas realidades. O ‘ser mulher’ esteve por muito tempo atrelado à desvalorização. Se opondo à essa concepção, muitas mulheres percebem hoje a importância de dar suporte uma à outra, seja por meio de um simples diálogo ou através de um projeto de apoio. 

Instituto Mana 

Foto: Acervo Pessoal

A constante inquietação de quatro advogadas perante ao machismo presente em seus ambientes de trabalho foi o estopim para a ideia do Instituto Mana em meados de 2016. Após observarem que em Manaus a maioria das mulheres não conhecia seus direitos básicos – além de não judicializarem seus casos de violência – Anne Paiva, Fernanda Alexandrino, Keila Martins e Nayana Góes deram vida ao instituto. 

Em janeiro de 2017 nasceu o Mana, inicialmente como um clube do livro só com obras feitas por mulheres, buscando dar visibilidade para as escritoras além de incentivar à leitura. Buscando ampliar sua área de atuação, o Instituto lançou também no mesmo ano um canal de comunicação online, onde mulheres de todo o país podiam relatar agressões e tirar dúvidas sobre os mais variados temas do âmbito feminino. O canal recebia mais de 100 perguntas por dia sobre coisas aparentemente “simples”, de direitos básicos à divórcio.

Citando Simone de Beauvoir, Nayana Góes afirma que “numa crise a primeira coisa que é retirada são os direitos de nós, mulheres”. Para Nayana, as mulheres ainda não assimilam o que é delas legalmente. “Se um homem falar ‘você não tem direito a tal coisa’ você acredita nele, mesmo que esteja na Constituição”. 

Além do clube do livro, o Mana realiza rodas de conversa e palestras sobre direito e gênero, além de atividades com comunidades para o empoderamento feminino e acesso aos meios de proteção na cidade. Em 2019 o Instituto iniciou também um projeto com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para a gestão casos de proteção de média e alta complexidade com refugiados imigrantes em Manaus. 

Hoje, o Instituto Mana gera renda para mais de 12 pessoas, e o objetivo para o futuro é ampliar isso, além de melhorar a estrutura e levar o clube para todo o interior do Amazonas. 

Humaniza Coletivo Feminista

Foto: Acervo Pessoal

O parto é um momento muito importante para a mulher, algo que vai ser eternizado e lembrado por toda a vida. No entanto, para um grande número de mulheres estas lembranças não são as que elas gostariam de ter. Segundo pesquisa desenvolvida pela Fundação Perseu Abramo e pelo Sesc, realizada em 2010, aproximadamente uma em cada quatro mulheres no Brasil sofreu algum tipo de violência durante o parto. A denominação para os maus tratos, abusos e desrespeitos sofridos por essas mulheres é denominado violência obstétrica.

O diálogo claro e aberto é fundamental para que sejam desenvolvidos mecanismos cada vez melhores para a sua prevenção. Em Manaus, a organização não governamental Humaniza Coletivo Feminista propõe o debate que envolve a violência obstétrica e os direitos da mulher. O Humaniza surgiu a partir da reunião de vítimas e de mulheres afetadas pela causa. À época, tudo começou com a denúncia de uma vítima, que, após contato com o promotor de justiça, passou a realizar rodas de conversa sobre parto humanizado e temas relacionados ao nascimento. 

Em 2015, elas foram convidadas para abordar a temática numa audiência pública que, para a surpresa das palestrantes, atingiu sua lotação máxima. Depois dali, viram a necessidade da continuidade do trabalho. Posteriormente, migraram para o que chamavam de Movimento da Humanização do Parto Nascimento. 

Atualmente, uma das principais frentes de atuação do Humaniza está pautado no parto, sobretudo na violência obstétrica. No entanto, abordam tudo relacionado a infância, juventude e, principalmente, a mulher.  

O enfrentamento à violência obstétrica foi um grande desafio, principalmente por ser um tema que vem recebendo a devida atenção apenas nos últimos anos. “Infelizmente existe uma cultura socialmente imposta muito forte de que, no momento do parto, a mulher é secundária e o que importa é o que os profissionais precisam fazer. Trazer essa delicadeza de conscientizar as pessoas vai diretamente no que é cultural e sempre que você mexe em algo que é estrutural, causa muito impacto e é muito difícil”, afirma Alessandrine Silva, assessora de comunicação da Humaniza. 

Após anos de luta e apelo, em 2019 entrou em vigor a Lei Estadual n° 4.848/2019, que determina a implantação de medidas contra a violência obstétrica nas redes pública e particular de saúde do Amazonas. A lei define, por exemplo, que qualquer omissão que cause dor desnecessária às mulheres durante o parto é considerada violência obstétrica.

Solidariedade em ação

Foto: Acervo Pessoal

O Fundo Manaus Solidária foi fundado em maio de 2017 com o objetivo de apoiar, coordenar e realizar ações de promoção social, cultural, educacional e profissional. Elisabeth Valeiko, arquiteta e primeira-dama da cidade, é presidente do Fundo há três anos e trabalha ativamente em prol das questões sociais, fornecendo por meio do projeto atividades com ênfase no empreendedorismo, voltadas ao meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida nos mais diversos aspectos sociais. As ações do Fundo seguem quatro eixos fundamentais: Socorro Social; Atenção Solidária; Mobilização do Bem e Protagonismo Cidadão. Assim, o projeto consegue conhecer melhor a cidade e seus cidadãos.

Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Manaus, através do Fundo, fomentou 64 projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). No total, foram disponibilizados R$ 11,7 milhões para serem utilizados em projetos nas áreas de qualificação e geração de renda, inclusão social e defesa de direitos humanos. No primeiro edital, lançado em 2018, mais de seis mil pessoas foram beneficiadas. 

O programa “Abraço Solidário” – extensão do Fundo Manaus Solidária – teve grande impacto social. Ele concedeu bens materiais à pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social de qualquer natureza e a pessoas acometidas de câncer ou com problemas crônicos de saúde. Com ele, mais de 10 mil pessoas já foram beneficiadas. “Quando você doa uma cadeira de rodas a uma criança sem mobilidade, por exemplo, você está ajudando a criança e a família como um todo, está possibilitando meios para que se tenha ou se busque uma melhor qualidade de vida para todos daquela convivência”, ressalta Elisabeth. 

Já a ação “Março Lilás” chamou atenção das mulheres para o autocuidado, combate à violência doméstica, assédio e feminicídio. A iniciativa chamou a atenção para a importância dos exames preventivos, de modo especial o do colo do útero, que é o de maior incidência na nossa região. O Fundo promoveu também uma ação voltada às mulheres em situação de rua, com consultas médicas, testagem para DST’s, educação em saúde e outros serviços. 

Hoje, o Fundo promove uma grande mobilização social, principalmente com a arrecadação e doação de donativos. Para Elisabeth, “a bondade, a generosidade e a solidariedade podem ser exercidas de diversas maneiras, basta você encontrar o seu modo. Não há quem não tenha meios de fazer o bem ao outro. Todos podem”.

*Essa e outras matérias da Revista Mercadizar você encontra neste link

Mais recentes

somzera
EntretenimentoMúsica

SomZera Fest 2025 reúne artistas independentes em Boa Vista neste sábado (13); veja line-up

Festival reúne bandas independentes de Roraima com shows de rock, pop e hip hop
teatro amazonas
EntretenimentoMúsica

Concerto de Natal no Teatro Amazonas reúne Filarmônica e Coral; veja programação

Apresentações ocorrem de 12 a 15 de dezembro e reúnem Coral do Amazonas e Filarmônica em um repertório clássico natalino
A programação cultural de dezembro chega movimentando os sete estados da região Norte com festas de Réveillon, espetáculos natalinos, atrações musicais, festivais, tributos e apresentações que celebram a arte, a diversidade e as tradições amazônicas. Confira abaixo os principais destaques do mês em cada estado: Amapá Som Automotivo e Rock Doido na Jacy Barata Jucá (27/12 – Macapá) No dia 27 de dezembro, a Praça Jacy Barata Jucá recebe o evento de som automotivo com apresentações da JSOM – A Fênix do Marajó, Luxuoso Hipper Som – A Fênix de Macapá e do Caminhão Veneno – O Terremoto. A programação ainda reúne ao menos 20 sons locais, que se conectarão por rádio para uma noite de música, potência e encontro entre equipes de som da região. A atividade é aberta ao público. Anitta no ‘Maior Ano-Novo da Amazônia’ (29/12 – Macapá) A cantora Anitta se apresenta no dia 29 de dezembro como atração principal do “Maior Ano-Novo da Amazônia”, promovido pelo Governo do Amapá. O show integra a programação de encerramento do ano no estado e promete movimentar a capital com público numeroso, estrutura ampliada e repertório que combina sucessos recentes e clássicos da artista. A entrada é gratuita. Réveillon 2026 na Orla do Santa Inês (31/12 – Macapá) A festa da virada organizada pela Prefeitura de Macapá acontece na Orla do Santa Inês, no dia 31 de dezembro, com uma programação musical que segue até o amanhecer. Entre as atrações confirmadas estão Grelo, DJ Gigio Boy, Viviane Batidão, Smith Gomez e Pagode Pegada de Gorila. O evento conta com trio elétrico, queima de fogos e área aberta ao público. A entrada é gratuita e a celebração integra o calendário oficial de fim de ano do município. Rondônia Pista de Gelo no Parque da Cidade (até 30/12 – Porto Velho) A pista de gelo instalada no Parque da Cidade segue funcionando até 30 de dezembro, aberta diariamente das 17h às 23h. A atração é gratuita, voltada para crianças a partir de 5 anos, e exige inscrição prévia no site da Prefeitura. Cada sessão dura cerca de 15 minutos, e os participantes podem patinar até duas vezes por CPF. O espaço conta com monitores treinados, equipamentos de segurança e ambientação temática de Natal. Tocantins Teia Tocantins 2025 (12 a 14/12 – Palmas e Taquaruçu) A Teia Tocantins 2025 acontece entre os dias 12 e 14 de dezembro em Palmas e Taquaruçu, reunindo Pontos e Pontões de Cultura, artistas, produtores e gestores culturais. A programação inclui rodas de conversa, debates sobre políticas públicas, apresentações artísticas, formações e atividades voltadas ao fortalecimento do movimento cultural tocantinense. O encontro também serve como preparação para a Teia Nacional de 2026. A participação é gratuita. Bloco do Eu Sozinho (12/12 – Palmas) O tributo ao rock nacional “Bloco do Eu Sozinho” chega ao Tendencies Rock Convenience no dia 12 de dezembro, com abertura às 21h e início do show às 22h. O evento terá cinco horas de apresentação sem intervalos, com repertório que inclui músicas de Legião Urbana, Charlie Brown Jr., Skank, Engenheiros do Hawaii, O Rappa, Los Hermanos e outros sucessos dos anos 80, 90 e 2000. Ingressos disponíveis pelo Sympla. Pará Espetáculo ‘A História das Crianças que Plantaram um Rio’ (12/12 – Belém) A obra inspirada no livro de Daniel Rocha Leite ganha versão em ballet no dia 12 de dezembro, às 20h, no Theatro da Paz. O espetáculo apresenta a história de crianças que transformam seu território ao plantar um rio, destacando a infância amazônica, o cuidado coletivo e o valor da natureza. A montagem reúne bailarinos de várias turmas, coreografias inéditas e ambientação que remete à paisagem ribeirinha. Os ingressos podem ser adquiridos no Ticket Fácil. Le Jardin Annimé (13 e 14/12 – Belém) Trecho do ballet “O Corsário”, “Le Jardin Annimé” terá duas apresentações no Theatro da Paz, nos dias 13 de dezembro (20h) e 14 de dezembro (19h). O espetáculo traz o tradicional Ato do Jardim Animado, com cenário floral, figurinos detalhados e coreografias que ressaltam técnica e sincronia. A apresentação reúne bailarinos de diferentes níveis e integra a temporada cultural de fim de ano. Os ingressos estão à venda pelo Ticket Fácil. Espetáculo ‘Um Conto de Fé’ – CESEP (15/12 – Belém) O Centro Educacional CESEP celebra 50 anos com o espetáculo “Um Conto de Fé”, no dia 15 de dezembro, às 19h, no Theatro da Paz. A montagem reúne dança, música, teatro e elementos da cultura amazônica para contar uma história marcada pela espiritualidade, pelo simbolismo regional e pela construção coletiva de saberes. O elenco é formado por estudantes e artistas convidados. Ingressos disponíveis pelo Ticket Fácil. Espetáculo ‘Belém, Um Mosaico de Marias’ (16/12 – Belém) O Theatro da Paz recebe no dia 16 de dezembro, às 19h30, o espetáculo “Belém, Um Mosaico de Marias”, que acompanha a jornada de uma portuguesa em descoberta pela cidade de Belém. A obra mistura música, dança e narrativas que celebram tradição, religiosidade, culinária, afetos e expressões culturais da capital paraense. O espetáculo integra as comemorações dos 409 anos de Belém. Os ingressos estão disponíveis pelo Ticket Fácil. Festival Amazônia Queer – Alter do Chão (18 a 20/12 – Santarém) A segunda edição do Festival Amazônia Queer acontece de 18 a 20 de dezembro em Alter do Chão, reunindo atrações como Suraras do Tapajós e DJ Pedrita. As Suraras, coletivo indígena Borari, fortalecem sua atuação após apresentações no Rock in Rio, turnê internacional pelo WOMEX 2025 e participação na COP30, em Belém. A programaçãodo evento gratuito também inclui rodas de conversa com artistas LGBTQIAPN+ de diferentes territórios e trajetórias culturais. Os ingressos do Sympla garantem a pulseira de acesso aos shows no Palco Tambaqueer. Espetáculo ‘Depois da Chuva’ (20 e 21/12 – Belém) “Depois da Chuva” será apresentado no Theatro da Paz nos dias 20 de dezembro (19h30) e 21 de dezembro (18h). A montagem revisita a história de Belém, passando por momentos como a Cabanagem, a Belle Époque e a visita da bailarina Anna Pavlova ao Theatro da Paz. O espetáculo reúne teatro, música, dança e projeções visuais para retratar a formação da capital. A apresentação faz parte das celebrações pelos 409 anos da cidade. Ingressos disponíveis pelo Ticket Fácil. Rock de Natal – Liv Club (25/12 – Belém) A festa “Rock de Natal” acontece no dia 25 de dezembro, no Barka Eventos, das 1h às 7h da manhã. A programação reúne DJs de rock, eletrônica e pop, em uma das festas mais tradicionais do pós-ceia em Belém. Os ingressos estão à venda na Shotgun. Acre Especial Avenged Sevenfold 2 (Rio Branco - 12/12) A cena do rock em Rio Branco presencia mais uma edição da celebração dedicada a uma das bandas mais influentes do metal moderno com o “Especial Avenged Sevenfold 2”. O evento acontece no Studio Beer, às 23h, no dia 12 de dezembro. Com pré show do DJ Chelton Sampaio, a programação apresenta um repertório com os sucessos da banda de heavy metal internacional. Para garantir os ingressos, basta entrar em contato com o número (68) 99911-8975 ou pelo Instagram. Final do Festival Estudantil Vozes na Rede (Rio Branco - 12/12) No dia 12 de dezembro, o Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac) sedia a grande final do Festival Estudantil Vozes na Rede, promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE). O evento tem o objetivo de estimular o diálogo entre as escolas da rede pública e incentivar a expressão artística entre os jovens da região, com premiações em dinheiro. O primeiro lugar recebe R$10 mil, o segundo R$5 mil e o terceiro colocado ganha R$2,5 mil. Mais informações são divulgadas no perfil da SEE. IV Vivência da Sitoakore (Rio Branco - 13/12) A Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia, Sitoakore, realiza a IV Vivência Cultural da Sitoakore, no dia 13 de dezembro. Com entrada gratuita e aberta ao público, a programação conta com pintura corporal com kenes, feira de artesanato, brincadeiras para crianças, palestras, danças, defumações, apresentações musicais de artistas indígenas e um banquete de culinária indígena. O evento ocorre das 9h às 17h, na Casa da Cultura da Gameleira. AP Festival TRAP e FUNK (Rio Branco - 13/12) O maior encontro de Trap e Funk de Rio Branco, AP Festival, acontece no dia 13 de dezembro, a partir das 22h30, no Studio Beer. O evento promete performances insanas, artistas de peso, flow pesado e funk agitados a noite toda. Os ingressos antecipados estão sendo vendidos pelo valor de R$15. Para adquirir, basta entrar em contato com o número (68) 98110-2636 ou pelo Instagram do Studio Beer. Jonas & Jairo no Galpão Sertanejo - (Rio Branco - 20/12) O Galpão Sertanejo é palco de música sertaneja e os modões marcantes do gênero, no dia 20 de dezembro, às 19h. O evento conta com a presença da atração nacional Jonas & Jairo, trazendo seus sucessos para o público acreano. Os ingressos estão no lote promocional, custando R$40, e podem ser adquiridos nos pontos de vendas físicos Casa da Sogra, Amazônia ou pelo site Bilheteria Digital. Eduardo Costa no Réveillon 2026 (Cruzeiro do Sul - 31/12) Com um repertório cheio de sucessos como “Amor de Violeiro”, “Eu Duvido” e “Ainda tô Aí”, o cantor Eduardo Costa é a atração principal do Réveillon 2026 em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. O evento acontece no Centro Cultural Orleir Cameli, ao lado do Estádio Arena do Juruá, a partir das 21h. A tradicional queima de fogos está marcada para às meia-noite e o show do sertanejo inicia às 0h30. Mais informações aqui. Réveillon “De Volta para o Futuro” (Rio Branco - 31/12) No dia 31 de dezembro, ocorre o Réveillon "De Volta Para o Futuro”, no Maison Borges. O evento conta com camarotes, áreas de mesas e palco central com diversas atrações nacionais e locais como Márcio Douglas, DJ Elvis Araruna, DJ Jean Ney, Sandra Mello e The Mugs 2. Informações podem ser esclarecidas pelo número (68) 99244-4205 e os ingressos podem ser adquiridos no Restaurante Pão de Queijo e no site da Bilheteria Digital. Roraima Expresso Natalino (Boa Vista - Até 14/12) As luzes de Natal são reconhecidas pelos passageiros do Expresso Natalino, iniciativa com passeios pelos pontos decorados de Boa Vista. O embarque acontece em dois pontos: Parque do Rio Branco, nos dias 11 e 13; e Parque Germano Augusto Sampaio, nos dias 12 e 14. Os ingressos são distribuídos gratuitamente com uma hora de antecedência a cada saída. SomZera Fest (Boa Vista - 13/12) Com o objetivo de destacar o talento de artistas do segmento alternativo de Roraima, a 1° edição do SomZera Fest acontece no dia 13 de dezembro, no Estúdio Parixara. O evento inicia às 17h e conta com as apresentações das atrações Paraquedas, DJ Henk, Yest, Efeito X, Aka Junin e Matheus Brito. O ingresso está sendo vendido por R$20 ou 2 por R$30, pelo Instagram do evento. Noite de Gala do CGCM - Estrelas do Natal (Boa Vista - 17/12) O Centro de Ginástica Caroll Maduro prepara a “Noite de Gala do CGCM - Estrelas do Natal” para celebrar o Natal com muita luz, movimento e arte, no dia 17 de dezembro. O espetáculo acontece no Teatro Municipal de Boa Vista, às 19h, e ainda conta com a participação de Julia Kurunczi, ginasta da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjuntos. Os ingressos são vendidos no Polo 1 da CGCM ou pelo número (95) 98117-1555. Mais informações aqui. Espetáculo Cruella (Boa Vista - 18/12) No dia 18 de dezembro, o espetáculo “Cruella” chega ao Teatro Municipal de Boa Vista, às 20h. A apresentação é a primeira produção do Núcleo 2 Studio de Dança, com direção artística de Lucas Souza. A classificação é livre e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, no Núcleo 2 Studio de Dança e no site do ShopIngressos. On Bass Reveillon (Boa Vista - 31/12) Em Boa Vista, a chegada de 2026 é celebrada com o evento “ON Bass Reveillon 2026”. O local escolhido para a comemoração foi o Bão Café, localizado na R. Cap. Bessa, 107 - São Pedro. Os ingressos vips oferecem open bar de Corona até 1h da manhã e os ingressos backstage incluem open bar, mesa de frios, petiscos e café da manhã liberado. As vendas estão disponibilizadas pelo site da Bilheteria Digital. Amazonas O Mundo Encantado do Natal (Manaus - Mês de Dezembro) A partir do dia 8 de dezembro, iniciou a programação do “Mundo Encantado do Natal”, em Manaus. O evento conta com apresentações teatrais, concertos, shows, feira de economia criativa e atividades culturais. Os detalhes das atividades e o agendamento para a participação podem ser acessados aqui. Festival Meu Norte, Meu Som (Manaus - 12 e 13/12) Nos dias 12 e 13 de dezembro, o Studio 5 vira centro de cultura, música e celebração nortista com o Festival Meu Norte, Meu Som. O evento reúne cantores nacionais e regionais em uma programação diversa. Entre as atrações estão Raquel dos Teclados, Grupo Revelação, Uendel Pinheiro, Márcia Novo, Orquestra do Beiradão e outras. Ingressos estão disponíveis nas Centrais físicas da OBA Ingresso e de forma online pela Bilheteria Digital. Mais detalhes aqui. Um Sonho Mágico de Natal (Manaus 13 a 25/12) De 13 a 25 de dezembro, a Nova Igreja Batista realiza a programação do “Um Sonho Mágico de Natal”. O espetáculo convida o público para conferir a magia da fábrica de brinquedos, com muita alegria e diversão. As apresentações acontecem de segunda a sexta, às 20h, e nos sábados e domingos, às 17h e 20h. Confira os detalhes nas redes sociais da Nova Igreja Batista. Coisa Nossa Edição Luau (Manaus - 13/12) No dia 13 de dezembro, a partir das 20h, a Arena Paris se torna o palco do Coisa Nossa Edição Luau. O evento mistura uma vibe única, com o show da atração nacional Xamã e outras bandas e djs locais como DJ Jonh e Grupo Bem Bom . Mais informações e ingressos estão disponíveis na BaladAPP. Natal que Acolhe (Manaus - 14/12) No próximo domingo (14), as ruas Barroso e Saldanha Marinho recebem o Natal que Acolhe, com uma programação natalina destinada à toda família. O evento ocorre das 17h às 22h, e conta com feira criativa, parada de natal, bandinha de natal e cantata na fachada da Escola Saldanha Marinho. A entrada é gratuita e a programação está sendo divulgada no Instagram do Casarão de Ideias. Lançamento Livro “Dança de Enganos” (Manaus - 17/12) Milton Hatoum, escritor manauara e membro da Academia Brasileira de Letras, lança seu livro “Dança de Enganos”, no dia 17 de dezembro, às 19h, no Casarão de Idéias. A obra é o último volume da trilogia ”O Lugar Mais Sombrio”, que reporta ao período da ditadura militar, com suas experiências pessoais. O evento ainda conta com bate-papo e sessão de autógrafos.Os detalhes estão disponíveis no Instagram do Casarão de Idéias. Especial de Fim de Ano com Tom Cleber e Banda (Manaus - 17/12) O cantor maranhense Tom Cleber chega a Manaus no dia 17 de dezembro para realizar um show especial que reúne MPB e romantismo. A apresentação inicia às 20h, no Torino Braceria, localizado no Soberane Mall, Adrianópolis. As informações e reservas de mesa podem ser conferidas pelo número (92) 99140-6540. Aniversário do Inigualável Israel Paulain (Manaus - 20/12) O apresentador do Boi Garantido comemora seu aniversário em grande estilo no dia 20 de dezembro, a partir das 20h, no Complexo Boothline. São cinco horas de show, comemorando também a 33° vitória do Boi Garantido, com participação de David Assayag e Sebastião Junior. Os ingressos estão sendo vendidos nos pontos físicos e no site da Bilheteria Digital. Esquenta “Vai Quem Quer” (Manaus - 21/12) No dia 21 de dezembro, o "Esquenta Vai Quem Quer” agita A Casa Coyote Loco, no Centro de Manaus. O evento carnavalesco conta com as atrações Antônio Bahia, Júlio Persil, Jucynha Kero Kero, DJ Noelle e Márcia Novo. Ingressos já disponíveis no Sympla por R$ 25. Amazon Soul Réveillon 2025 (Manaus - 31/12) O ano finaliza com o agito da música eletrônica, unindo vibração e celebração no Centro de Convenções do Plaza, no dia 31 de dezembro, a partir das 21h. Entre os artistas confirmados estão Mila Journeé, Keoma, Pedro Mao, Raph Gadelha, Madame C, Bruno Pimenta e Bess Maze. Os ingressos open bar estão disponíveis no site O Ticket. Réveillon Aloha (Manaus - 31/12) No dia 31 de dezembro, a Arena Paris Nilton Lins recebe o Réveillon Aloha, uma festa diversa para celebrar a chegada do próximo ano. Atrações como Furacão 2000, Alinne Rosa, Daniel Trindade, Baile do Wilk estão confirmadas e outras serão divulgadas nas redes sociais do evento. Ingressos disponíveis no Ingresse
EntretenimentoEventos

Agenda Cultural de dezembro: confira os eventos confirmados na região Norte

A programação de dezembro traz shows nacionais, festivais, shows e eventos tradicionais que movimentam os sete estados neste fim de ano na região Norte
EntretenimentoEventos

Milton Hatoum lança seu novo livro ‘Dança de Enganos’ neste sábado (13)

O evento acontece no Casarão de Idéias a partir das 19h, com bate-papo e sessão de autógrafos
EntretenimentoMúsica

SomZera Fest 2025 reúne artistas independentes em Boa Vista neste sábado (13); veja line-up

Festival reúne bandas independentes de Roraima com shows de rock, pop e hip hop
EntretenimentoMúsica

Concerto de Natal no Teatro Amazonas reúne Filarmônica e Coral; veja programação

Apresentações ocorrem de 12 a 15 de dezembro e reúnem Coral do Amazonas e Filarmônica em um repertório clássico natalino
EntretenimentoEventos

Agenda Cultural de dezembro: confira os eventos confirmados na região Norte

A programação de dezembro traz shows nacionais, festivais, shows e eventos tradicionais que movimentam os sete estados neste fim de ano na região Norte
EntretenimentoEventos

Milton Hatoum lança seu novo livro ‘Dança de Enganos’ neste sábado (13)

O evento acontece no Casarão de Idéias a partir das 19h, com bate-papo e sessão de autógrafos

Relacionadas

ArteEntretenimento

Manaus recebe espetáculo ‘República Lee – Um Musical ao Som de Rita’, em julho

Manaus vai receber nos dias 12 e 13 de julho, no Teatro Amazonas, “República Lee – Um Musical ao Som de Rita”. Produzido pela In Cena e idealizado pela atriz e cantora amazonense Cella Bártholo, o espetáculo, que estreou em 2024, em São Paulo, faz uma verdadeira viagem pela obra de uma das maiores cantoras […]

dia dos pais
Entretenimento

Studio 5 celebra o Dia dos Pais com atrações gratuitas e experiências temáticas para toda a família

Para celebrar o Dia dos Pais, o Studio 5 Shopping, em Manaus, promove uma semana comemorativa com entrada gratuita e atrações pensadas para fortalecer os laços entre pais e filhos. A programação especial será realizada nos dias 9 e 10 de agosto, das 13h às 18h, na Praça de Eventos do shopping. O destaque é […]

EntretenimentoMúsica

Cantor amazonense Sam Sabbá lança seu novo clipe ‘Silêncio que Fala’

O audiovisual da música autoral é um mergulho profundo no vazio das emoções não ditas e já está disponível em todas as plataformas digitais
Acessar o conteúdo