No último domingo, 09, Renata Mendonça e Nadine Basttos, contratadas da Rede Globo, fizeram sua estreia como comentaristas em jogos do Campeonato Brasileiro, na transmissão da partida entre Grêmio e Fluminense, que foi exibida pelo SporTV e pelo Premiere. Essa foi a primeira vez em que duas mulheres fizeram parte de uma mesma equipe de transmissão do campeonato pelos canais da emissora.
https://www.instagram.com/p/CDtwaYMni-J/
Recém-contratada, a dupla já fazia parte da equipe de jornalismo esportivo da emissora e vinha se preparando para o trabalho que terá na maratona de jogos transmitidos em diversas plataformas da Rede Globo.
A jornalista Renata Mendonça, cofundadora do blog Dibradoras, do UOL Esporte, também passou por ESPN e BBC, e passou a integrar a equipe de comentaristas de futebol da emissora carioca em meados de julho. Antes disso, ela esteve diversas vezes no “Redação SporTV”, do SporTV, sempre como convidada.
https://www.instagram.com/p/CCttOCEnS25/
Nadine Basttos, por sua vez, é ex-árbitra assistente de futebol e foi contratada pela Fox Sports em 2017, tornando-se a primeira mulher comentarista de arbitragem do país. Já na Rede Globo, ela também é pioneira: é a primeira mulher a fazer parte da “Central do Apito”, juntamente com nomes como Paulo César de Oliveira, Sálvio Spínola e Sandro Meira Ricci. Ela também passou a participar do quadro “A Regra é Clara”, apresentado todas as segundas-feiras dentro do programa “Seleção”, comandado pelo jornalista André Rizek.
https://www.instagram.com/p/CDcQv3snlOX/
Cada vez mais as mulheres vêm conquistando espaço no meio do futebol. A jornalista Ana Thaís Matos integra o time de comentaristas da Globo desde 2019 e foi a primeira mulher a comentar um jogo de futebol na TV Globo, durante a partida entre Brasil X Jamaica, na Copa do Mundo Feminina. Três meses depois, ela fez história de novo: passou a comentar jogos masculinos na TV aberta. Já o Fox Sports, por exemplo, mantém a tradição de transmitir o mesmo jogo em dois canais, sendo um deles com equipe 100% feminina.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.