Patrícia Patrocínio; 23/07/2021 às 17:00

Mulheres negras representam 25% dos cargos de liderança no McDonald’s no Brasil

A Arcos Dorados possui políticas que buscam oferecer a seus funcionários um ambiente de trabalho acolhedor e promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades

A Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe, teve 36% das oportunidades de promoção na rede conquistadas por mulheres negras entre 2020 e 2021. Além disso, elas representam 25% das pessoas promovidas para cargos de liderança no mesmo período. A companhia anuncia os números em reconhecimento ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no próximo dia 25 de julho.

Além do recorte feminino, 61% dos funcionários da rede como um todo que foram promovidos entre 2020 e 2021 se identificam como pretos ou pardos, representando, ainda, 81% das promoções para posições de gerência dos restaurantes. 

A Arcos Dorados possui políticas que buscam oferecer a seus funcionários um ambiente de trabalho acolhedor e promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades. Uma das principais iniciativas da empresa, implementada em toda a América Latina há cerca de dois anos e meio, é o Comitê de Diversidade e Inclusão, que tem o propósito de conscientizar os funcionários sobre o respeito às individualidades. No Brasil, a equidade racial é uma prioridade transversal em todos os eixos trabalhados pelo Comitê, que passa, ainda, pelos pilares de gênero, gerações e diversidade sexual. Atualmente, 60% dos colaboradores da rede se declaram como pretos ou pardos.

“Hoje, contamos com cerca de 50 mil colaboradores e sabemos de nossa responsabilidade em promover um ambiente de trabalho diverso, acolhedor e respeitoso, além de oferecer a igualdade de oportunidades para todos. Aumentar a inclusão e ascensão de carreira para cargos de liderança de pessoas negras em nosso quadro tem sido um de nossos principais compromissos, contribuindo com a luta antirracista no mercado de trabalho”, comenta Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados. 

Entre as ações internas relacionadas ao tema, está a realização de treinamentos aos funcionários e distribuição de uma cartilha, abordando pontos como combate ao racismo, termos de linguagem inadequados, dicas de como agir de maneira mais consciente e inclusiva, entre outros assuntos e dados, buscando trazer uma abordagem holística à diversidade étnica e equidade racial, além de uma contextualização dentro do cenário brasileiro e do mercado de trabalho.

A rede também busca transmitir essa mensagem para seu público externo, como em uma campanha promovida em 2020 para celebrar as diferenças raciais, que contou com um filme publicitário mostrando crianças de diferentes etnias brincando juntas, mostrando como a maneira inclusiva que elas se relacionam pode ser uma inspiração para todos. Na ocasião, foi distribuído um kit de giz de cera Caras & Cores, da Faber Castell, que traz uma paleta representando diferentes tons de pele, para clientes e funcionários. 

Adesão ao MOVER

No último mês, a Arcos Dorados, juntamente com outras 46 empresas e multinacionais, assinaram o MOVER, compromisso com foco em empregabilidade, conscientização e promoção da diversidade racial. O documento é uma iniciativa inédita, que busca gerar 10 mil novas posições de liderança para pessoas negras e gerar oportunidades para 3 milhões de pessoas nos próximos anos, por meio de ações práticas, com investimento que soma R$ 15 milhões por ano, nos próximos três anos. No movimento, todas as empresas envolvidas assumem um compromisso público como agentes de transformação para evoluir coletivamente na jornada antirracista, de forma propositiva, com toda a sua cadeia de valor, juntando forças e participação ativa dos CEOs na tomada de decisão. 

Pautado por ações transversais, o movimento envolve processos, estruturas, mudança cultural e investimentos em capacitação, treinamento e geração de empregos e metas progressivas até 2030, por meio de três pilares: Liderança, Emprego e Capacitação e Conscientização. O manifesto completo e informações sobre as três frentes da iniciativa estão disponíveis no hotsite do MOVER (www.somosmover.org ).

Fonte: Assessoria

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.