O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta terça-feira, 16, a permissão para aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 a todos os os adultos a partir de 18 anos, assim como a redução do intervalo da dose.
Antes indicada apenas para idosos acima de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde, a dose de reforço também passa a ser aplicada com intervalo de cinco meses após o esquema vacinal completo. Já os que tomaram a dose única poderão receber a segunda dose dois meses após a aplicação.
“Acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Para a dose de reforço, o Ministério da Saúde orienta que a pessoa tome um imunizante diferente do usado no esquema vacinal. “É preferencial que a dose adicional seja com uma vacina diferente. No Brasil usamos a Pfizer, mas em um eventual desabastecimento pode ser usada outra plataforma”, explicou Queiroga.
“Hoje nós sabemos que é necessária uma proteção adicional dessa vacina. Como temos um quantitativo, não será um esforço muito grande. A sequência é: completou cinco meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço, preferencialmente com uma vacina diferente”, disse Queiroga.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.