Formada em Direito em 2013 pela UniNorte, e advogando desde 2014, Carol Amaral sempre se enxergou exercendo a profissão pois desde criança tinha feição pelas áreas de humanas e também foi muito incentivada pela família e pelo seu padrinho Juscelino. Carol possui pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho e está concluindo uma segunda especialização em Ciência e Legislação do Trabalho. Atualmente, é presidenta da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil do Amazonas (OAB), no qual dos 12 membros da Comissão apenas dois são homens.
“Eu sinto que ali estou fazendo algo, deixando um legado, contribuindo para uma causa que é minha e de tantas outras pessoas. Acredito também que estou estimulando esse debate não só no âmbito da advocacia mas da sociedade. E estamos aí para mexer com essas estruturas”, afirma Carol.
Com seis anos de carreira, ela também tem experiência em organizações de eventos, como o Isso é coisa de preto, realizado na semana da Consciência Negra em 2019 e que contou a participação dos advogados Bruno Cândido e Juliana Soares do Rio de Janeiro e de Brasília, respectivamente. Além disso, ela também trabalha como DJ e promove festas e eventos culturais na cidade de Manaus.
Levantando as bandeiras do feminismo e do anti-racismo, a advogada acredita que as mulheres podem fazer a diferença das mais variadas formas. “A inspiração e o legado que a gente tem que deixar para outras mulheres negras, advogadas, artistas ou produtoras é: mexam-se. Vamos produzir, vamos fazer acontecer, não vamos deixar essa máquina passar por cima da gente”, disse ela.
*Essa e outras matérias da Revista Mercadizar você encontra neste link
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.