O Mercado Livre lançou a campanha Passos para Visibilidade, uma provocação sobre “como seria se as danças virais possuíssem uma mensagem importante para passar para as pessoas?”. Nesse sentido, a plataforma transformou reivindicações da comunidade trans em passos de dança com o objetivo de reforçar a importância do Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro.
A campanha foi desenvolvida para abordar o assunto de forma consciente, chamando atenção para as histórias e direitos das pessoas trans. Criada em parceria com a GUT São Paulo, agência global e independente que cuida do posicionamento institucional da marca, Passos para Visibilidade é inspirada em um manifesto coletivo, assinado por Luh Maza, a primeira roteirista trans e negra do país, que possui reivindicações colhidas junto à comunidade trans do Mercado Livre. Do manifesto, foram escolhidas palavras-símbolos para representar a luta trans: liberdade, cidadania, união, coragem e igualdade.
Além disso, a campanha também celebra a arte e cultura da comunidade trans por meio do voguing, estilo de dança que nasceu dentro dos ballrooms, entre os anos 60 e 80, e foi criado por pessoas trans negras, latinas e periféricas dos Estados Unidos. Para isso, a bailarina Zaila Barbosa, integrante dos coletivos auto-organizados de apoio a pessoas LGBTQIA+. House of Zion e Casa de Candaces, foi convidada a coreografar a performance do filme, buscando inspiração na importância do movimento de expressão de identidade de gênero por meio da arte corporal.
Para amplificar ainda mais a discussão em torno da data e da cultura, a campanha conta com um desafio no TikTok. Com a hashtag #PassosParaVisibilidade, os usuários poderão reproduzir os passos da dança voguing e compartilhar para mais pessoas. Além disso, o Mercado Livre convidou os influenciadores Urias, Pepita, Dante Olivier, Bruno de Almeida, Beta Fala e a coreógrafa Zaila Barbosa para participar da campanha, compartilhando seus passos nas redes sociais e, consequentemente, dando voz à discussão e representatividade da data.
Alinhado ao trabalho de responsabilidade social, a plataforma também lançou uma ação para os usuários do Mercado Pago que poderão contribuir com doações para instituições que trabalham junto à população LGBTQIA+. As beneficiárias são Casa Neon Cunha, de São Bernardo do Campo (SP), Casa Chama, de São Paulo (SP), e Casa Miga, de Manaus (AM). A campanha de doações vai até o dia 15 de fevereiro e, para doar, basta acessar o aplicativo do Mercado Pago, clicar no Botão “Doar”, escolher para qual instituição deseja contribuir,definir a quantia (de R$ 5,00 a R$ 1.000,00) e a forma de pagamento.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.