O ano de 2019 foi histórico para mulheres na direção. Foram mais filmes dirigidos por mulheres do que nunca. No entanto, mesmo estando entre as 100 maiores bilheterias do ano ficou evidente certo desequilíbrio de gênero nas premiações. Por isso, selecionamos filmes que poderiam facilmente ter sido indicados pela direção.
THE FAREWELL – 1h 40 min / Drama, Comédia (Estados Unidos)
A primeira é Lulu Yang, diretora e roteirista de The Farewell. O filme é baseado em experiências pessoais que ela viveu com sua família. Yang é imigrante chinesa nos EUA e utilizou esta mistura de culturas que influenciaram sua vida, no desenvolvimento do seu filme. O filme foi indicado ao Globo de Ouro como Melhor Filme em Língua Estrangeira.
Diretora: Lulu Yang
SINOPSE: Quando a família de uma doce senhora descobre que ela possui apenas mais algumas semanas de vida, eles decidem não informá-la a respeito do diagnóstico. Em vez disso, seus filhos e netos tentam arranjar um casamento de última hora para que todos os parentes mais distantes possam vê-la por uma última vez sem que ninguém saiba o que está acontecendo de verdade.
HONEY BOY – 1h 35 min / Drama, Biografia (Estados Unidos)
Alma Har’el foi responsável por um dos filmes mais íntimos e emocionantes do ano. Honey Boy foi roteirizado e co-estrelado pelo ator que interpreta o próprio pai no filme. De acordo com o roteirista, a diretora Har’el foi sua primeira e única escolha para liderar a história.
Diretora: Alma Har’el
SINOPSE: Otis é uma criança de 12 anos em ascensão na TV, porém, sua vida gira em torno de seu pai, James, um ex-condenado e viciado em drogas em reabilitação. James é um conversador fantástico, mas nada confiável como pai. 10 anos depois, Otis está a caminho de ser um astro da indústria cinematográfica quando é diagnosticado com transtorno de estresse pós-traumático infantil e está tendo dificuldades em se preparar para o maior momento de sua vida, o reencontro com o pai que ele não vê a anos.
ADORÁVEIS MULHERES – 2h 15min / Romance, Drama (Estados Unidos)
Já a diretora Greta Gerwing, que tinha sido indicada ao Oscar de Melhor Direção em 2018 pelo filme Lady Bird, traz a mais nova adaptação para o cinema de um clássico literário. Adoráveis Mulheres foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
Diretora: Greta Gerwing
SINOPSE: As irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Elia Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.
UM DIA LINDO NA VIZINHANÇA – 1h 47 min / Biografia, Drama (Estados Unidos)
Marielle Heller dirige Um Dia Lindo na Vizinhança, que já arrecadou diversas indicações para o ator Tom Hanks, e também recebeu indicação de melhor roteiro adaptado. Heller fez sua estreia na direção com o filme O Diário de uma Adolescente e chamou atenção com o filme Poderia Me Perdoar? que foi indicado a 3 Oscars.
Diretora: Marielle Heller
SINOPSE: Fred Rogers (Tom Hanks) foi o criador de Mister Rogers’ Neighborhood, um programa de TV infantil muito popular na década de 60. Em 1998, Tom Junod até então um cínico jornalista, aceitou escrever o perfil de Rogers para a revista Esquire. Durante as entrevistas para a matéria, Junod mudou não só sua visão em relação ao seu entrevistado, como também sua visão de mundo iniciando uma inspiradora amizade com Rogers.
QUEEN E SLIM – 2h 13 min / Suspense, Drama (Estados Unidos)
A diretora Melina Matsoukas, descendente de gregos, jamaicanos e cubanos, mais conhecida por seus trabalhos na TV e em videoclipes, estreia na direção com o filme Queen & Slim. O longa tem o roteiro de Lena Waithe. Matsoukas foi vencedora do Grammy pelo clipe Formation que ela dirigiu para Beyoncé.
Diretora: Melina Matsoukas
SINOPSE: Queen (Jodie Turner Smith) e Slim (Daniel Kaluuya) são um casal negro saindo em
seu primeiro encontro, mas tudo vai por água abaixo quando seu carro é parado por um policial. Para se defenderem, os dois acabam matando o policial e, desesperados, decidem partir em fuga.
*Essa e outras matérias da 3.ª edição da Revista Mercadizar você encontra neste link.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.