Outubro simboliza mundialmente o mês de luta contra o câncer de mama e o objetivo desse período é sensibilizar e incentivar a população para a realização dos exames preventivos para que a doença seja detectada o mais precocemente possível.
Atualmente, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020 e 684.996 óbitos estimados para esse ano.
Apesar da importância, o assunto nem sempre esteve em destaque assim. O movimento surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, após a morte de Susan G.Komen, uma das vítimas do câncer de mama na década de 80.
Depois da morte de Susan, sua irmã Nancy Brinker, decidiu seguir adiante na batalha contra a doença, criando o movimento “Outubro Rosa” com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. Algum tempo depois, a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que reconheceu outubro como o mês da prevenção contra o câncer de mama.
Durante a primeira Corrida pela Cura da doença, realizada em 1990, na cidade de Nova York, corredores receberam o laço rosa que passou a ser o símbolo da luta.
No Brasil, a campanha do Outubro Rosa demorou para chegar. O primeiro sinal do envolvimento tímido com a campanha ocorreu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.
Depois disso, somente a partir de 2008 que a causa ganhou força em várias cidades brasileiras através de campanhas, corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.
Já em relação ao combate e prevenção, Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a prevenção da doença engloba uma série de ações realizadas para reduzir os riscos do aparecimento e o impedimento que o câncer se desenvolva.
Aqui vão algumas dicas:
- A partir dos 40 anos, exames de prevenção devem ter uma frequência maior
- O autoexame é fundamental
- Adoção de prática de exercícios e alimentação saudável
- Mulheres de 25 a 64 devem fazer o exame preventivo do câncer de colo de útero
Para mais informações acesse: inca.gov.br
Infelizmente, no Brasil, o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios. Embora seja um problema recorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa é importante porque faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para cuidarem de si mesmas.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.