Eduardo Klinsmann; 21/05/2020 às 13:00

Memorial Inumeráveis homenageia vítimas da Covid-19

A plataforma dedica-se à história de cada uma das vítimas do coronavírus no Brasil

“Não há quem goste de ser números, gente merece existir em prosa”, é dessa forma que o artista Edson Pavoni apresenta a plataforma digital Memorial Inumeráveis, criada para homenagear as vítimas do novo coronavírus por todo o Brasil que não tiveram seu momento de despedida com seus entes.

Em 2020, o mundo foi abarcado por essa pandemia que não enxerga características físicas, apenas vidas. E é de forma viva e pulsante que os idealizadores do projeto querem eternizar através de palavras, pessoas que entraram para estatísticas como números matemáticos, que não tiveram a chance de possuírem um velório, mas que ainda assim, possam ter a sua história contada.

Por meio de um questionário, familiares ou amigos escrevem sobre as vítimas e, automaticamente, ele é direcionado a uma rede de jornalistas, estudantes ou interessados pela escrita para que possa ser criado um Texto Tributo e incorporado às histórias do Memorial.

O projeto conta com o símbolo do infinito como ferramenta visual e informativa. Ao clicar nele é possível imaginar os inumeráveis rostos contados e ainda enviar uma história de um familiar, amigo, ente querido ou tornar-se voluntário do projeto como escritor. Enquanto recrutavam pessoas que desejassem traduzir em palavras o que números não podem fazer, Vitória Freire, amazonense e estudante de jornalismo integrou a equipe.

Nascida em um dos estados com o maior índice de mortes para a Covid-19, Vitória começou a estudar jornalismo pela ânsia em escrever e dar voz às narrativas esquecidas, marginalizadas ou não contadas. Em conversa com o Portal Mercadizar.com, Vitória que participa do projeto há quase duas semanas, conta que elas parecem meses devido a quantidade de histórias que recebem, escrevem e revisam, o que resulta numa ideia confusa de temporalidade parecendo estar há muito mais tempo no projeto.

‘’Eu penso que a ideia dele já é convidativa o suficiente. E também acredito que todas as funções dentro da equipe são importantes. Mas existe um grupo de WhatsApp específico chamado emoções, ele é um espaço onde comemoramos fatos históricos e cotidianos. […] Para os desenvolvedores, não somos apenas “números” de voluntários. E isso é tão carinhoso, relevante. Já aconteceu de muitos lerem histórias chocantes, se sentirem “pesados” e irem lá relatar suas angústias. Todos recebemos um ao outro, de braços abertos. Somos o eu e o eu somos nós”, disse Vitória. 

Como única participante amazonense do projeto até o momento, Vitória queria recrutar histórias locais pois percebia que existia essa carência de narrativas em relação ao estado. ‘’E, para mim, é muito importante reiterar que nós, amazonenses, também somos “inumeráveis”. São 1413 pessoas que partiram e eram amores de alguém. Quero escrever sobre elas, o máximo que eu puder’’.

Amália Brandão Ribeiro (Foto: Memorial Inumeráveis)

E para quem tiver interesse em eternizar alguma vítima por meio do projeto como a Paula, filha da D.Amália, basta entrar em contato com a Vitória através do e-mail freireevit@gmail.com ou por meio do inumeráveis.com.br.

O Memorial Inumeráveis encontra-se disponível para acesso e colaboração em seu site com muitas histórias a serem compartilhadas. Recentemente, o projeto ganhou grande visibilidade ao entrar na programação do Fantástico, na TV Globo. A plataforma é uma singela homenagem a todas as vítimas que foram marcadas pela pandemia da Covid-19 e como Edson Pavoni encerra a apresentação do Memorial, “vivos ou mortos, nunca seremos só números”.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.