Nayá Costa; 11/03/2020 às 17:00

Mas afinal, o que é Feminismo?

Você já refletiu sobre as escolhas que podemos (e devemos) fazer durante toda a vida?

Da infância à vida adulta estamos sempre tomando decisões. A roupa que vamos vestir, o que vamos comer, a profissão que queremos seguir, a pessoa com quem vamos nos relacionar, quem queremos que nos represente no poder e por aí vai. 

Porém, para as mulheres, essas escolhas nem sempre foram, de fato, escolhas. 

Ao longo da história muitas mulheres lutaram para possibilitar participação social e direitos, assim surgiu o movimento chamado Feminismo, baseado na busca por espaço, vez e voz na sociedade. É sobre poder escolher o que quiser.

O significado mais simples de feminismo é: conjunto de movimentos políticos, sociais e filosóficos que têm como objetivo a igualdade de direitos entre homens e mulheres

Além disso, o feminismo também busca promover autonomia e libertação pessoal. 

“Ondas do Feminismo”

O movimento procura abranger toda e qualquer mulher, e por isso, possui algumas vertentes distintas, chamadas de “ondas” do Feminismo. A primeira onda do movimento feminista se baseia na igualdade de direitos para homens e mulheres, pautada no liberalismo, além da participação feminina nas esferas jurídica, política e social. Outra vertente bem conhecida atualmente procura combater a desigualdade na raiz, analisando questões biológicas, culturais, geográficas, econômicas e até religiosas. Ele afirma que todas as mulheres pertencem à uma classe sexual que é sistematicamente menosprezada, defende a libertação das mulheres e abolição do gênero.

Baseado na idéia de que mulheres negras não são representadas por outras categorias de feminismo, uma das vertentes trabalha diretamente nas questões raciais vivenciadas por mulheres negras. Ele explica problemáticas que não atinge mulheres brancas, como o racismo estrutural.

Existe também a que trabalha na exclusão de mulheres indígenas, lésbicas e trans dentro do movimento “tradicional”. Fazer um recorte de classe, raça e gênero é importante, pois assim, é garantida a inclusão de todas na luta pelos direitos, inclusive de grupos oprimidos.

A partir do Feminismo, surgiram as feministas, mulheres que possuem participação política e econômica na sociedade.

Feminista: pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos.

Termos

Existem diversos termos que se inserem no universo feminista. Eles são usados para designar desde ações que depreciam as mulheres até formas de violência física ou psicológica. O termo que abrange a maior, e mais cotidiana, forma de preconceito em relação às mulheres é o machismo. 

 Machismo: forma de preconceito expresso por opiniões e atitudes que favorece o gênero masculino; trata homens como superiores em relação às mulheres; dá direitos e impõe deveres diferentes para homens e mulheres.

Objetificação: Reduzir uma pessoa à condição de objeto; forma como a sociedade objetifica a imagem da mulher dando mais valor a aparência que outros aspectos.

Heteronormatividade: situação onde orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas ou perseguidas; pode acontecer por padrões sociais, crenças ou política.

Misoginia: desprezo, ódio ou aversão às mulheres.

Mansplaining: explicação masculina; quando um homem tenta explicar algo óbvio ou um assunto que você já têm conhecimento sobre em tom de superioridade. 

Manterrupting: interrupção masculina; quando um homem constantemente interrompe a fala de uma mulher; geralmente é seguido do “mansplaining”.

Gaslighting: forma de persuasão onde alguém tenta te convencer que você é louca; invalidação de sentimentos; abuso psicológico e manipulação; associado à relacionamentos abusivos. 

Body-shaming: vergonha do corpo; humilhação contra o corpo de alguém; ofensas e comentários negativos sobre algo que foge do padrão de beleza imposto.

Revenge Porn: ato de expor, na internet, fotos ou vídeos íntimos sem consentimento.

Outro termo que se insere no movimento e causa dúvidas, é o gênero. Além dele, é importante saber o que é identidade de gênero e orientação sexual, pois esses termos geralmente são confundidos.

Gênero: construção sociocultural sobre o que se entende por masculino e feminino; como uma pessoa se sente e se expressa, podendo ser mutável. 

Identidade de gênero: é o gênero com que a pessoa se identifica; não depende necessariamente do sexo biológico. 

Orientação sexual: modo com que uma pessoa se sente no âmbito amoroso; não depende do gênero, somente da atração sexual; heterossexual, homossexual e bissexual são exemplos de orientação sexual. 

Cis/cisgênero: quem se identifica com o gênero que nasceu. 

Trans: quem se identifica com um gênero diferente do que lhe foi dado ao nascer.

Não-binário/nb: é a pessoa que não se identifica com o gênero de seu nascimento, mas não se identifica com o gênero oposto.

LGBTQI+: diz sobre a orientação sexual; sigla que abrange Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer, Intersexo, Assexuais, Pan e mais. 

Queer: pessoas que não sabem ou não querem definir sua orientação sexual; abrange qualquer pessoa fora das normas de gênero, sexo e relacionamentos.

Transfobia: ações negativas, discriminatórias ou preconceituosas contra pessoas trans.

Homofobia: ações negativas, discriminatórias ou preconceituosas contra homossexuais, bissexuais e interssexuais. 

Crimes 

Os crimes contra mulheres têm tomado espaço nos noticiários. Segundo dados divulgados pela BBC, não há lugar seguro para as mulheres no Brasil. Apenas em 2018, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas no Brasil, enquanto 22 milhões de brasileiras passaram por algum tipo de assédio. Além disso, 42% dos casos de violência ocorreram dentro de casa.

Após sofrer uma violência, mais da metade das mulheres não denunciam seu agressor.

Sexismo: discriminação em razão do sexo, seja ele qual for.

Feminicídio: Crime de ódio baseado em gênero; assassinato de uma mulher em função de seu sexo; geralmente antecedido por violência doméstica, psicológica e física. 

Cultura do estupro: tentativa de transformar a mulher em culpada por um crime do qual foi vítima; crimes cotidianos envolvendo abuso sexual com mulheres.

Culpabilização: desvalorizar uma vítima de crime; dar responsabilidade à vítima pelo acontecido com base em construções sociais e políticas.

Feminismo é sobre…

Uma das bandeiras que o feminismo levanta é a união feminina. Muitas vezes a sociedade cria rivalidades entre as mulheres, o que acaba desestabilizando tudo o que foi conquistado até agora. Por isso, é importante deixar de lado qualquer tipo de segregação entre mulheres. Afinal, a luta pelos direitos é para todas

Sororidade: união entre mulheres com o objetivo de romper a rivalidade; apoio recíproco entre as mulheres para se conseguir o poder para todas.

Empoderamento: ato de tomar poder sobre si; processo onde alguém toma consciência individual e sobre o grupo que pertence.

Equidade: reconhecimento das diferenças e adaptação das políticas em vigor buscando neutralizar a situação, se baseando em regras justas.

Lugar de fala: ato de dar voz à minorias sociais em espaços de debate público.

Desconstrução: deixar para trás atitudes impostas socialmente; tomar poder sobre si e não depender da aprovação social de terceiros.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.