O repórter especial da Rede Globo, Marcelo Canellas, vai debater a função social dos jornalistas em tempos de pandemia durante o evento online “Diálogos sobre jornalismo”. O evento gratuito ocorre dia 18 de maio de 14h30 às 15h30 (horário de Manaus) e é uma realização do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em parceria com o Globo Universidade. As inscrições, para estudantes ou profissionais da área, são gratuitas, podem ser realizadas através do link até 12h do dia do evento e estão limitadas com 250 vagas.
O objetivo do evento é promover uma discussão sobre a importância do jornalismo para a sociedade, principalmente em momento de crise como o da pandemia de Covid-19. “O evento é destinado a estudantes, professores e profissionais da área de comunicação, mas também está aberto a todos que tiverem interesse em debater a temática da função social do jornalismo em tempos de pandemia”, explica o líder do Grupo Trokano, Prof. Dr. Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues.
O repórter Marcelo Canellas tem um trabalho marcado por reportagens na Amazônia e com enfoque humanístico. “Sempre achei que uma prerrogativa dos repórteres fosse tentar interferir na agenda de coberturas das empresas onde trabalham, no sentido de propor pautas que acreditam que sejam socialmente importantes”, diz o jornalista. Canellas entrou para a Globo em 1990 e fez reportagens premiadas para o Jornal Nacional e para o Globo Repórter.
A crise mundial provocada pelo Covid-9 colocou a imprensa em posição de destaque no enfrentamento ao vírus. “Percebemos com muita clareza nesse momento que notícias de qualidade salvam vidas e que a desinformação mata. Os profissionais de imprensa tem sido, ao lado dos profissionais de saúde, de suma importância no combate ao Covid 19. Por isso, convém debater o papel social do jornalismo para a sociedade em tempos de pandemia”, diz o Prof. Dr. Allan Rodrigues.
Os participantes que fizerem inscrição e participarem das discussões receberão certificados.
Fonte: Divulgação/Trokano
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.