Ariel Bentes; 27/06/2019 às 08:00

Marcas aderem ao vermelho e azul do festival de Parintins

Ao longo dos anos, marcas como Brahma, Bradesco e o Boticário aderiram ao festival dos bois Caprichoso e Garantido

Considerado o segundo maior festival folclórico do país, o festival de Parintins acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho no Bumbódromo da cidade. Em sua 54ª edição, o festival traz para à arena simbolismo regionais que representam os povos indígenas por meio do boi Caprichoso, representando a cor azul, e do boi Garantido, representando o vermelho, atraindo pessoas do mundo inteiro para Parintins. 

Aproveitando a visibilidade do festival, todos os anos marcas de diferentes segmentos promovem ações que interagem com o público torcedor dos bois. Assim, o Mercadizar selecionou alguns desses cases para você conferir:

1. Uber

(Foto: Divulgação)

Para quem utiliza a empresa de transporte por aplicativo Uber, já deve ter percebido uma mudança na hora de solicitar um carro. Agora é possível escolher um carro que represente a sua torcida, o UberCaprichoso ou UberGarantido. Ao final da promoção, a torcida que mais usar o Uber do seu respectivo bumbá ganhará códigos de descontos individuais.

(Foto: Divulgação)

Ao Portal A Crítica, Atalija Lima, gerente de comunicação da Uber para a Região Norte, disse “Além de ser um patrimônio cultural nacional, a celebração dos bois-bumbás é uma das festas populares mais bonitas do Brasil e, todos os anos, milhares de pessoas vivem a expectativa das apresentações na semana que antecede a festa”.

Apesar disso, com esta campanha a empresa enfrentou algumas polêmicas. Em seu primeiro material de campanha divulgado, é possível observar uma estrela vermelha na testa do boi Caprichoso, além de o mesmo estar acompanhado de um brincante na mesma cor do boi adversário. A Uber alegou erro técnico na impressão do material e logo em seguida o recolheu de circulação.

2. Brahma

Latinhas da Brahma no Festival de Parintins 2018 (Foto: Divulgação)

Em 2016, a Brahma promoveu uma disputa on-line entre os bois. A marca de cerveja lançou uma websérie que contava a história de personagens da cidade e o que faz do festival ser especial. O público também foi convidado a demonstrar qual é o Sabor do festival para elas, com as hashtags: #BrahmaSaborGarantido e #BrahmaSaborCaprichoso. 

Além disso, todos os anos a empresa comercializa, durante o festival, parte de suas latinhas personalizadas com a identidade visual do Garantido e do Caprichoso em Manaus e em Parintins. 

3. Coca-Cola

O termo de patrocínio foi assinado no dia 12 de junho em solenidade no Teatro Amazonas (Foto: Michael Dantas/Divulgação)

Há 24 anos a Coca-Cola Brasil investe no festival de Parintins. Nesta edição, a empresa deu um patrocínio de R$ 2,5 milhões às agremiações, sendo 50% do valor para cada boi. Além disso, assim que como a Brahma a Coca-Cola também personaliza as suas latas. 

(Foto: Divulgação)

Em entrevista ao Portal A Crítica, Victor Bicca, diretor de Relações Corporativas da Coca-Cola Brasil, disse que apoiar o festival é uma satisfação para a empresa.  “É uma forma de reafirmar o nosso compromisso e identificação com a cultura nacional e amazonense. Fazer essa festa ser ainda mais conhecida é um compromisso da Coca-Cola. Sabemos do potencial desses investimentos e temos certeza que, mais uma vez, seremos surpreendidos com um espetáculo único”, afirmou. 

4. o Boticário

(Foto: Divulgação)

Em 2018, a empresa ainda não era patrocinadora oficial do festival mas disponibilizou maquiagens para os itens masculino e feminino dos dois bumbás, além de adquirir um camarote. Já em 2019, o Boticário se tornou a perfumaria oficial do evento e itens selecionados das suas lojas estão com 20% de desconto como, os perfumes Quasar Fire e Quasar original, nas cores vermelho e azul respectivamente.

5. Jornal A Crítica 

(Foto: Divulgação)

Quem comprou o Jornal A Crítica no dia 2 de junho, recebeu um CD especial composto pelas 20 principais toadas dos bois Caprichoso e Garantido. Além do CD, é possível encontrar cupons no Jornal que dão direito a pôsteres e copos para os torcedores do Caprichoso e Garantido.

“Já é tradição do jornal A CRÍTICA promover brindes que são encartados no jornal na época em que se aproxima do Festival Folclórico de Parintins. Logo as pessoas lembram do CD e copos, dois itens especiais que não podem faltar”, disse, Rodrigo Barros, o gerente de Marketing Corporativo da Rede Calderaro de Comunicação (RCC) ao Portal.

6. Bradesco

(Foto: Divulgação)

Pelo segundo ano consecutivo, o Bradesco ofereceu uma instalação de tendas de proteção para abrigar os torcedores dos bois vermelho e azul. Muitos torcedores chegam cedo e enfrentam temperaturas altíssimas, dessa forma, a empresa instalou 400 metros de tendas de proteção, sendo 200 metros para cada Bumbá. O Bradesco também adapta as cores da sua marca e da agência bancária, fazendo referência aos bois. Também será possível acompanhar o festival pelas redes sociais do banco.

View this post on Instagram

Tem corações azuis e corações vermelhos batendo mais forte num cantinho especial do Amazonas. O Festival de Parintins faz da disputa entre Caprichoso e Garantido um dos maiores espetáculos do folclore brasileiro, e até entre as famílias as torcidas se dividem. Os irmãos @jrpaulain e @israelpaulain entram no Bumbódromo em lados opostos, mas compartilham do mesmo sentimento de paixão pelos seus bois. A história é emocionante, como tudo o que vamos mostrar dessa grande festa. Acompanhe o Festival de Parintins pelas nossas redes sociais! . . #PraCegoVer: O vídeo começa com os irmãos Junior Paulain e Israel Paulain sentados, de costas, à beira de um rio. Junior, à esquerda, veste uma camiseta azul e uma bermuda branca, e Israel, à direta, veste uma camiseta vermelha e uma bermuda branca. Cada um segura um violão e os dois se abraçam. Enquanto isso, aparece a frase “Será o amor de irmãos maior que as diferenças?”. A cena seguinte é uma imagem aérea que mostra parte da cidade de Parintins e, nesse momento, aparece a frase “Bradesco e Ministério da Cultura apresentam: na toada da paixão”. Logo depois, aparece a imagem, em câmera lenta, de um homem saltando no rio. Israel aparece ao lado da bandeira vermelha do Garantido e dando entrevista. Depois, Junior aparece ao lado da bandeira do Caprichoso e dando entrevista. Aparecem, em sequencia, algumas imagens deles andando pela cidade, participando de ensaios com as pessoas dos seus bois, fotografias na casa da família e, em alguns momentos, eles cantando juntos. Em um ponto da cidade, onde metade de um muro é azul e a outra metade é vermelha, Junior à esquerda e Israel à direita estão um de costas para o outro e aparece a frase “Duas paixões. Uma mesma família”. Em seguida, uma nova sequencia de imagens dos dois, às vezes juntos, às vezes separados, andando pela cidade, cantando e dançando. Por fim, com os irmãos abraçados caminhando de costas, surge a frase “Bradesco. Banco oficial do Festival Folclórico de Parintins”. #FestivalDeParintins

A post shared by bradesco (@bradesco) on

Para quem não vai para a Ilha da Magia, como Parintins é chamada, e é do Amazonas, é possível assistir o festival pela TV A Crítica, disponível no canal 4 da TV aberta e 14 na TV a cabo, sempre a partir das 20h (horário de Manaus), nos dias 28, 29 e 30. Este ano o Boi Garantido abre e Boi Caprichoso fecha as apresentações do Festival.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.