Ariel Bentes; 27/06/2019 às 08:00

Marcas aderem ao vermelho e azul do festival de Parintins

Ao longo dos anos, marcas como Brahma, Bradesco e o Boticário aderiram ao festival dos bois Caprichoso e Garantido

Considerado o segundo maior festival folclórico do país, o festival de Parintins acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho no Bumbódromo da cidade. Em sua 54ª edição, o festival traz para à arena simbolismo regionais que representam os povos indígenas por meio do boi Caprichoso, representando a cor azul, e do boi Garantido, representando o vermelho, atraindo pessoas do mundo inteiro para Parintins. 

Aproveitando a visibilidade do festival, todos os anos marcas de diferentes segmentos promovem ações que interagem com o público torcedor dos bois. Assim, o Mercadizar selecionou alguns desses cases para você conferir:

1. Uber

(Foto: Divulgação)

Para quem utiliza a empresa de transporte por aplicativo Uber, já deve ter percebido uma mudança na hora de solicitar um carro. Agora é possível escolher um carro que represente a sua torcida, o UberCaprichoso ou UberGarantido. Ao final da promoção, a torcida que mais usar o Uber do seu respectivo bumbá ganhará códigos de descontos individuais.

(Foto: Divulgação)

Ao Portal A Crítica, Atalija Lima, gerente de comunicação da Uber para a Região Norte, disse “Além de ser um patrimônio cultural nacional, a celebração dos bois-bumbás é uma das festas populares mais bonitas do Brasil e, todos os anos, milhares de pessoas vivem a expectativa das apresentações na semana que antecede a festa”.

Apesar disso, com esta campanha a empresa enfrentou algumas polêmicas. Em seu primeiro material de campanha divulgado, é possível observar uma estrela vermelha na testa do boi Caprichoso, além de o mesmo estar acompanhado de um brincante na mesma cor do boi adversário. A Uber alegou erro técnico na impressão do material e logo em seguida o recolheu de circulação.

2. Brahma

Latinhas da Brahma no Festival de Parintins 2018 (Foto: Divulgação)

Em 2016, a Brahma promoveu uma disputa on-line entre os bois. A marca de cerveja lançou uma websérie que contava a história de personagens da cidade e o que faz do festival ser especial. O público também foi convidado a demonstrar qual é o Sabor do festival para elas, com as hashtags: #BrahmaSaborGarantido e #BrahmaSaborCaprichoso. 

Além disso, todos os anos a empresa comercializa, durante o festival, parte de suas latinhas personalizadas com a identidade visual do Garantido e do Caprichoso em Manaus e em Parintins. 

3. Coca-Cola

O termo de patrocínio foi assinado no dia 12 de junho em solenidade no Teatro Amazonas (Foto: Michael Dantas/Divulgação)

Há 24 anos a Coca-Cola Brasil investe no festival de Parintins. Nesta edição, a empresa deu um patrocínio de R$ 2,5 milhões às agremiações, sendo 50% do valor para cada boi. Além disso, assim que como a Brahma a Coca-Cola também personaliza as suas latas. 

(Foto: Divulgação)

Em entrevista ao Portal A Crítica, Victor Bicca, diretor de Relações Corporativas da Coca-Cola Brasil, disse que apoiar o festival é uma satisfação para a empresa.  “É uma forma de reafirmar o nosso compromisso e identificação com a cultura nacional e amazonense. Fazer essa festa ser ainda mais conhecida é um compromisso da Coca-Cola. Sabemos do potencial desses investimentos e temos certeza que, mais uma vez, seremos surpreendidos com um espetáculo único”, afirmou. 

4. o Boticário

(Foto: Divulgação)

Em 2018, a empresa ainda não era patrocinadora oficial do festival mas disponibilizou maquiagens para os itens masculino e feminino dos dois bumbás, além de adquirir um camarote. Já em 2019, o Boticário se tornou a perfumaria oficial do evento e itens selecionados das suas lojas estão com 20% de desconto como, os perfumes Quasar Fire e Quasar original, nas cores vermelho e azul respectivamente.

5. Jornal A Crítica 

(Foto: Divulgação)

Quem comprou o Jornal A Crítica no dia 2 de junho, recebeu um CD especial composto pelas 20 principais toadas dos bois Caprichoso e Garantido. Além do CD, é possível encontrar cupons no Jornal que dão direito a pôsteres e copos para os torcedores do Caprichoso e Garantido.

“Já é tradição do jornal A CRÍTICA promover brindes que são encartados no jornal na época em que se aproxima do Festival Folclórico de Parintins. Logo as pessoas lembram do CD e copos, dois itens especiais que não podem faltar”, disse, Rodrigo Barros, o gerente de Marketing Corporativo da Rede Calderaro de Comunicação (RCC) ao Portal.

6. Bradesco

(Foto: Divulgação)

Pelo segundo ano consecutivo, o Bradesco ofereceu uma instalação de tendas de proteção para abrigar os torcedores dos bois vermelho e azul. Muitos torcedores chegam cedo e enfrentam temperaturas altíssimas, dessa forma, a empresa instalou 400 metros de tendas de proteção, sendo 200 metros para cada Bumbá. O Bradesco também adapta as cores da sua marca e da agência bancária, fazendo referência aos bois. Também será possível acompanhar o festival pelas redes sociais do banco.

https://www.instagram.com/p/BzI5ikInjlj/

Para quem não vai para a Ilha da Magia, como Parintins é chamada, e é do Amazonas, é possível assistir o festival pela TV A Crítica, disponível no canal 4 da TV aberta e 14 na TV a cabo, sempre a partir das 20h (horário de Manaus), nos dias 28, 29 e 30. Este ano o Boi Garantido abre e Boi Caprichoso fecha as apresentações do Festival.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.