Isabella Botelho; 28/06/2019 às 12:00

Manual de Comunicação LGBTI+ propõe combater o discurso de ódio

No Dia Internacional do Orgulho LGBT, conheça o guia destinado a esclarecer dúvidas sobre a comunidade LGBTI+

Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, no Village, bairro em Nova York, uma patrulha policial invadiu o bar Stonewall Inn alegando descumprimento das leis locais em relação à venda de bebidas alcoólicas. Mas essa não era a primeira vez: diversos outros bares vinham sofrendo abordagens policiais com o objetivo de identificar, assustar, humilhar, expulsar e prender funcionários e clientes. O motivo? Tais estabelecimentos tinham o mesmo público frequentador: gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais.

O enfrentamento não era a reação das vítimas, mas aquela noite foi diferente: os presentes recusaram-se a ser revistados e resistiram à prisão, jogaram garrafas contra a polícia e mobilizaram centenas de apoiadores. Na noite seguinte, milhares de pessoas se reuniram em frente ao Stonewall Inn, onde deram prosseguimento ao protesto que durou seis dias.

O episódio, que ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall, tornou-se um marco na luta contra a homofobia e pela afirmação do orgulho e da visibilidade da diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero. Desde então, todo 28 de junho é dedicado a celebração do Dia Internacional do Orgulho Gay.

Nesses 50 anos, muitos direitos foram conquistados pela comunidade LGBT ao redor do mundo, porém, o preconceito ainda não foi vencido. Uma das principais questões levantadas pela comunidade LGBT é  que, muitas vezes, os termos e conceitos utilizados para referir-se a causa são preconceituosos e discriminantes.

Com o objetivo de contribuir para a diminuição do preconceito e de estigmas, além de colaborar para um melhor entendimento, a Aliança Nacional  LGBTI+ e a Rede Gay Latino criaram o Manual de Comunicação LGBTI+, destinado não apenas aos profissionais da mídia e comunicadores, mas à população em geral, afinal, a linguagem molda pensamentos e influencia na prática.

Inspirado em manuais de organizações como SomosGay (Paraguai), Colômbia Diversa (Colômbia), GLAAD (Estados Unidos) e ABGLT (Brasil), o Manual de Comunicação LGBTI+ é o resultado de um trabalho conjunto e que conta com mais de 300 sugestões e colaborações de especialistas, ativistas, militantes, professores, estudantes e profissionais da comunicação.

Baixe o Manual de Comunicação LGBTI+ aqui 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.