Lançada em Março deste ano, a Ly Soul Cosmetics é a primeira marca de beleza nacional lançada em Manaus. A marca teve o seu conceito, identidade visual, embalagens sustentáveis, produção de fotos e vídeo, e o evento de lançamento, todo produzido pela agência criativa Mangarataia. Segundo Chay Santos, fundadora da agência, a marca fez uma pesquisa na cidade e se identificou com a Mangarataia. Em novembro de 2018, eles entraram em contato e firmaram uma parceria que permanece até hoje. “Começamos tudo do zero. A marca só tinha o nome e o produto”, afirmou ela ao Mercadizar.
“Não somos uma marca, somos uma conexão, acreditamos que através dela, nossos produtos possam contribuir para uma experiência diária e extraordinária. Queremos que o oculto se revele, acreditamos na beleza que vem de dentro.”, diz o site da empresa.
O projeto foi desenvolvido por Chay e Kamila Souza, ex Diretora de Planejamento. Por ser uma marca vegana, para elas era importante que fosse desenvolvido algo que transmitisse isso. “O conceito foi inspirado nos elementos da natureza, por isso o uso da pena. Queríamos algo leve, clean e feminino, mas sem padrões. Por isso que foram escolhidas quatro embaixadoras, uma preta, gorda, maquiadora, mãe… pois queríamos que o público se identificasse de alguma forma.”, disse.
A fonte usada na identidade visual é exclusiva. Desenhada à mão por Giovana Guimarães, ex Diretora de Criação, a tipografia é script e buscou remeter o conceito da marca. Ao Mercadizar, Giovana contou como ocorreu o processo de produção da grafia:
“Comecei a desenhar durante uma reunião mesmo, pra não perder o momento do insight e garantir que a ideia inicial, mesmo que não fosse aprovada, estivesse no papel de alguma forma. Fiz algumas versões com a minha grafia mesmo no papel, mostrei pra Chay e pra Kamila, e elas também gostaram da ideia. Depois disso, levei pra casa e comecei a digitalizar. Tirei uma foto com o celular e coloquei no computador pra redesenhar no Adobe Illustrator.”, afirmou.
De acordo com ela, ainda surgiram algumas versões diferentes como, por exemplo, uma com a escrita toda em minúsculo e outras com diferentes posições do símbolo, mas a versão aprovada foi a com letras maiúsculas e minúsculas e a pena à esquerda. Além disso, durante a digitalização surgiu a ideia do símbolo da pena, pois ele também remete a leveza e fluidez. Para as cores, foi escolhido o rosa em um tom mais frio, possibilitando a sensação de elegância, sem perder a feminilidade, e o dourado, que traz a sofisticação.
Aliada aos valores da Ly Soul, “Possibilitar a expressão e a liberdade feminina e estimular um estilo de vida leve e com boa auto-estima”, hoje, para a agência o plano para o futuro é o lançamento dos novos produtos e a consolidação da marca no mercado.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.