Patrícia Patrocínio; 22/09/2021 às 15:00

Manart galeria lança estampa “Reino” 

Inspirada na obra "O reino do pôr do sol" do artista visual Arab Amazon

A Manart Galeria Virtual anuncia nesta sexta (24), a partir das 18h30, pelo site www.manartgaleria.com e redes sociais, o lançamento da sua nova estampa, “Reino” (2021). Inspirada na obra “O reino do pôr do sol”, do artista visual Arab Amazon, um dos maiores expoentes do grafite (artes urbanas) e da cultura hip hop no norte do país.

“A entrada do Arab Amazon reforça a diversidade que procuramos sempre aqui na galeria. Sempre há um espaço para as mais variadas formas de arte. Quando mostramos os diferentes estilos dos artistas da cidade, conseguimos atingir diversas pessoas, fazendo com que a arte tenha um alcance ainda maior por meio de nossos produtos”, declara Anna Lôyde, Gestora Cultural da Manart Galeria.

Sobre o artista

Rogério Soares ou “Arab Amazon”, como é popularmente conhecido,  é um escritor de grafite natural de Belém do Pará, radicado em Manaus-AM, e considerado um dos precursores do grafite na Região Norte do país. Sua principal técnica é o spray e os temas de suas obras são o cotidiano urbano amazônico, a fauna, a flora e os sentimentos universais inspirados na iconografia marajoara e geometria abstrata, de estética tridimensional e futurista.

“O Arab já tem a sua tag (marca) registrada no cenário artístico da cidade. É um artista paraense que ganhou visibilidade nos muros manauaras, trazendo regionalismo à cena urbana da cidade, e se destacando pela complexidade das formas tridimensionais. É um dos principais artistas responsáveis pelo desenvolvimento da cena das artes visuais da cidade de Manaus, pois além de grafiteiro, também produz eventos com o objetivo de expandir a cultura underground das ruas”, afirma a curadora, Hadna Abreu.

As obras de Arab Amazon estão espalhadas por toda a cidade, nas periferias e também nas zonas mais privilegiadas, além de interiores de casas, escritórios executivos, colunas de viadutos, instituições públicas, bares de rock, terrenos baldios, veículos particulares e em estúdios de tatuagem.

Destaques da sua Trajetória

Ao longo de sua carreira, que já soma mais de 20 anos de atuação, Arab já produziu, coordenou e participou de diversos projetos e eventos voltados para o grafite, dentre eles a revitalização de viadutos e passagens subterrâneas, em diferentes zonas de Manaus, e outros encontros de grafite, além da participação no Festival Internacional de Artes Urbanas, O “Meeting Of Style Peru” (MOSPERU), um marco na sua carreira.

Sobre a obra “O reino do pôr do sol” 

O Reino do Pôr do Sol (2021) é o título da obra produzida pelo artista visual Arab Amazon, que está localizada no alto de um prédio da Avenida Eduardo Ribeiro, uma das principais vias de comércio e circulação da cidade de Manaus, e possui uma grande diversidade de cores e simbologias amazônicas, como a onça pintada, que representa o poder e a coragem, e o guaraná, fruta típica do município de Maués (Amazonas), muito utilizada para a fabricação de refrigerantes, energéticos, etc, e é sinônimo de energia e vitalidade.

Curadoria 

“O processo de curadoria não foi nada fácil. O Arab tem uma grande diversidade de traços e cores espalhadas pela cidade. Qualquer um dos seus trabalhos daria uma bela estampa, porém a obra “O reino do pôr do sol” tem uma importância significativa, por ser um trabalho realizado nas paredes de um prédio. Nesta obra temos a impressão que a onça está a todo momento nos observando. Inclusive, quando vi a obra pessoalmente foi exatamente essa a  impressão que tive, que eu estava sendo observada ou protegida”, e continua:

“Em quase todos os seus trabalhos,  o artista costuma utilizar uma paleta de cor P&B, mas neste  trabalho ele ousou colocar cores, e isso trouxe um impacto visual que me chamou atenção e me encantou bastante, a ponto de eu querer trazer esse ‘combo’ de calor manauara para uma estampa da Manart, uma estampa com uma arte vibrante e cheia de cor”, destaca a curadora Hadna Abreu.

Sobre a concepção e o processo de produção da estampa 

“Parecia simples a criação da estampa baseada na obra “O reino do pôr do sol”, porém tivemos um grande desafio em relação às cores e os elementos escolhidos para compor a estampa. Afinal, sempre temos que fazer adaptações para transformar a obra em uma estampa interessante também para vestuário. Fizemos diversas opções digitais e vários testes de impressão, até chegarmos em um resultado satisfatório. A versão oficial nos encantou e nos deu a certeza de que valeu a pena o tempo gasto no desenvolvimento da estampa “Reino”, agora com muito mais representatividade e com muitos significados”, declara, Anna Lôyde, Designer de Estampa da Manart.

O que o público pode esperar

“Nesse lançamento temos uma proposta diferente de todas as outras estampas. Um dos diferenciais é a predominância da cor grafite ao fundo. Dessa forma, todos os elementos ganharam ainda mais destaque. Um desses elementos é a cabeça da onça-pintada, um animal robusto, símbolo de força e imponência por ser o maior felino da floresta Amazônica”, adianta Anna Lôyde.

Série #ArtistasManart no Youtube com Arab

Antes do lançamento oficial da estampa  que ocorre nesta sexta (24), o público poderá conferir, com exclusividade, nesta quarta (22), o nono episódio da série #ArtistasManart, produzido com o artista visual Arab Amazon, no Canal do Youtube da Manart, a partir das 18h30 (horário de Manaus).

“O vídeo do Arab Amazon traz  a identidade forte das ruas Manauaras e da história do graffiti underground, além de questões paralelas que envolvem o artista, as suas vivências e a sua arte”, revela, Hadna Abreu.

Para não perder nenhum detalhe, acesse https://bit.ly/CanalYoutubeManart inscreva-se no canal e ative o sininho para ser informado quando o vídeo estiver disponível para streaming no Youtube.

Loja virtual

O primeiro lote de produtos com a estampa “Reino” estará disponível por meio do site www.manartgaleria.com, a partir desta sexta (24) e inclui cerca de 40 peças de camisas, disponíveis nos modelos tradicional e baby look, nos tamanhos que vão do PP ao 2X. 

Lei Aldir Blanc

O lançamento da estampa “Reino”, em parceria com o artista visual Arab Amazon, faz parte do projeto de expansão da Manart Galeria, que foi contemplado pelo Edital Prêmio Feliciano Lana, por meio da Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo Federal, pela Secretaria Especial da Cultura.        

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.