Isabella Botelho; 30/09/2020 às 10:00

Malwee reforça propósito em sustentabilidade em novo posicionamento

Por meio da campanha "Moda Sem Ponto Final", marca se posiciona como estilo atemporal para estimular o consumidor a pensar sobre a vida útil das roupas e a relação entre consumo e uso das peças

A nova campanha da Malwee, “Moda Sem Ponto Final”, é o marco de uma nova etapa na comunicação da marca. Reconhecida internacionalmente como uma das 20 marcas mais transparentes do mundo, segundo o relatório “Índice de Transparência da Moda” (2019), a Malwee agora reforça o propósito no consumo consciente como forma de frear os impactos ambientais causados pela indústria da moda convidando o consumidor a ser agente dessa transformação necessária.

Segundo dados da ONU Meio Ambiente, a moda é responsável por 20% da poluição industrial da água do planeta, por 10% da emissão global de CO2 e pelo descarte do equivalente a um caminhão de roupas por segundo. 

De acordo com o Gerente de Marketing da Malwee, Guilherme Moreno, a principal mensagem da campanha de novo posicionamento é: “consumir melhor, ao invés de consumir mais”. “‘’Moda Sem Ponto Final’ é sobre roupas que duram mais e que não se perdem a cada nova estação. É sobre produzir de forma mais sustentável, pensando em descartar menos e consumir o mínimo de recursos possíveis. A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo e, com esse novo posicionamento, esperamos conscientizar as pessoas sobre o impacto que geramos no nosso planeta quando melhoramos a nossa relação de consumo com a moda. O descarte é um bom exemplo disso. O que fazemos com as nossas peças quando enjoamos delas? Por que manter na gaveta um produto que não usamos mais, se podemos trocar, revender ou doar para que ele viva uma nova história?”, observa.

Referência em Sustentabilidade na moda, a Malwee é líder em iniciativas pioneiras no Brasil, como o uso de malha PET na produção de roupas (a empresa já retirou mais de 50 milhões de garrafas do meio ambiente), de algodão desfibrado (produzido a partir da reciclagem de resíduos de malhas) e de processos de acabamento que permitem economizar até 98% do volume de água (como no caso do tingimento das cores neon ou da nova lavanderia de jeans ‘Lab Malwee Jeans’). A prestação de contas de ações efetivas em práticas sustentáveis, segundo Guilherme Moreno, deve ser obrigação da indústria da moda, e cabe ao consumidor cobrar posicionamento das suas marcas de preferências. Esse é o outro objetivo da campanha de novo posicionamento. 

Se o consumidor passar a cobrar transparência, as marcas e a indústria da moda em geral mudam mais rápido. Por isso, é importante levar informação e conhecimento para que as pessoas façam escolhas mais inteligentes e cobrem posicionamento das suas marcas de preferência. A provocação que estamos fazendo é: ‘Se tem duas peças de roupa pelo mesmo preço, mas uma delas produzida de forma a causar menor impacto ambiental, qual delas você compraria?’”.

Conceito e criação

O mote do novo posicionamento da Malwee, “Moda Sem Ponto Final” teve seu conceito elaborado ao longo de 2019 em parceria com a agência Touch Branding. Marca e agência fizeram um extenso trabalho que passou por uma grande etapa de pesquisa para investigar consumidores, colaboradores, lojistas e representantes em diferentes cidades do Brasil. Esse mergulho, permitiu uma grande imersão no universo da Malwee e a decisão pela criação do posicionamento. 

Já a campanha publicitária é assinada pela 35. Esta é a primeira criação da 35 para a marca após conquistar a conta da Malwee, em julho deste ano.

A campanha, que estreia nacionalmente nesta semana, conta com um filme de 60″ e dois filmes de 30, que serão veiculados em mídia digital, além de peças de comunicação OOH em diferentes cidades brasileiras. Os filmes trazem uma provocação direta para o consumidor “E se uma marca ensinasse você a se vestir melhor comprando de um jeito mais inteligente? A gastar menos e ter roupas que duram mais?”. Além disso, a marca também fará ação com mais de 30 influenciadores sobre consumo consciente. 

A estratégia conta também com branded content em alguns dos principais portais e redes sociais.  Além disso, uma preocupação genuína de interpretar a mensagem da marca nas diferentes cidades do Brasil deu espaço à escolha de um plano de mídia exterior regional nas principais cidades em que a marca está presente e de micro influenciadores das diferentes regiões do país para reforçar essa estratégia.

“Antes de conquistar a Malwee, a gente já tinha sido conquistado pela sua história. Uma empresa grande no tamanho e na postura ao longo de mais de 50 anos. Produzindo moda democrática e cuidando da sustentabilidade, do meio ambiente e das pessoas. É um prazer para a 35 vestir a camisa da Malwee e estrear com uma campanha que leva as pessoas a se entenderem melhor e consumir moda de forma mais consciente”, comenta Astério Segundo, CEO e CCO da 35.

Confira os filmes:

FICHA TÉCNICA

Agência: 35

Cliente: Malwee

CCO: Astério Segundo

Head Of Art: Enio Kawahara

Criação: Astério Segundo, Enio Kawahara, Larissa Almeida, Diogo Mono e Manu Sanchez

Planejamento: Cris Freire e Manu Sanchez

Atendimento: Bruna Defelippe

Mídia: Thaís Corsi

Fotografia: Jacques Dequeker

Figurinista: Juliana Dequeker

Produtora: Due

Diretoras de Produção: Thatiana Cayres e Karin Bormac

Assistente de Direção: Jorge Escudeiro

Tratamento de Imagens: Image Touch

Produtora de Cena: 8588 Creative Studio

Direção: Thiago Jenne (Cabelo)

Assistente de Direção: Bruno Trindade Lima

Figurinista: Thiago Biagi

Direção de Produção: Patricia Veneziano

Finalização: Thiago Jenna (Cabelo)

Pós-Produção: Bruno Trindade Lima

Color Grading: Thiago Jenne (Cabelo)

Produtora de Som: Alma 11:11 Áudio

Direção Musical: Diego Raso

Atendimento: Carla Bräuninger

Técnico: Junior Aragaki

Canto: Blubell

Locução: Dani Freitas

Finalização: Graphline

Conceito do novo posicionamento: Touch Branding

PR Malwee: Maria Clara Dultra e Marina Nobre (Néctar Comunicação Corporativa)

Aprovação: Marcos Ribeiro, Guilherme Moreno, Gudmila Svensson, Patrícia Calixto e Joyce Thinen

Fonte: Assessoria 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.