Isabella Botelho; 07/06/2021 às 17:00

Kuat celebra pluralidade das culturas regionais do país em nova campanha

Após quase 10 anos sem comunicação direta com o consumidor, marca de Guaraná apresenta nova campanha com latas ilustradas pela artista Bel Andrade Lima

Para celebrar a pluralidade das culturas regionais do Brasil, após quase 10 anos sem comunicação direta com o consumidor, Kuat lança “Curta seu sabor, viva seu lugar”, que irá homenagear as peculiaridades de diversas regiões brasileiras.

Foto: Divulgação/Coca-Cola

“Kuat é uma marca de 23 anos, que sempre foi conhecida como irreverente, jovem e ousada, mas que não se comunica com o consumidor há bastante tempo. Agora, queremos celebrar a pluralidade das culturas regionais brasileiras, que tem tudo a ver com Guaraná, mantendo nosso tom irreverente e divertido”, conta Pedro Abbondanza, Diretor Sênior de Marketing da The Coca-Cola Company.

Criada pela Gana, agência recém-chegada ao mercado com liderança e equipe 100% preta, que tem como proposta trazer visões mais diversas para a publicidade e criar soluções mais conectadas com a realidade dos consumidores, a campanha usa elementos regionais fortes – como cheiros, gostos, lugares, comidas e músicas – para se conectar com as pessoas de cada região. Trança nagô, cuscuz, viola caipira e festa de São João são alguns dos temas mencionados na primeira fase do projeto, que homenageia os nove Estados do nordeste brasileiro.

“Esse primeiro movimento da marca não é uma campanha sobre o nordeste, mas uma exaltação sobre nove estados diferentes, cada um com seu gostinho e particularidade. Trouxemos o conceito convidativo: ‘Curta seu sabor. Viva seu lugar’ porque enxergamos e acreditamos nessa pluralidade de viver cada pedacinho desse país”, explica Felipe Silva, CEO da Gana.

Com diferentes elementos da cultura regional, usando uma paleta cromática e uma linguagem gráfica em sintonia com a pluralidade nordestina, Kuat apresenta também versões temáticas de sua embalagem, que foram criadas junto com consumidores da região, homenageando os estados do nordeste. Assinadas pela designer e ilustradora Bel Andrade Lima, a proposta das novas embalagens traz também uma representação dos estados de forma menos óbvia, transmitindo a diversidade e a riqueza do país.

“Kuat queria trazer elementos que fizessem referência ao Brasil, e a regiões específicas do país, começando pelo nordeste. Sem ficar caricato ou estereotipado – a ideia era termos representações honestas que gerassem conexões verdadeiras com os consumidores, de forma que eles pudessem se ver nesses produtos”, conta Bel Andrade Lima.

Assista  ao vídeo “Curta seu sabor, viva seu lugar”:

Ficha técnica

Cliente: Kuat

Título: Gostinho do Meu País

Produto: Guaraná Kuat

Cliente: Natália Freire, Priscila Brinati, Ana Carolina Santos e Pedro Abondanza

Agência: Gana

Direção de criação: Felipe Silva

Criação: Felipe Silva, Leonardo Rocha, Thiago Victoriano

Gerente de Projetos: Rose Sousa

Mídia: Aquiles Filho, Ana Lopes

Planejamento: Renan Damascena

Conteúdo: Gabriella Forabelli

Produtora de vídeo manifesto: Cego

Direção: Daniel Levenhagem

Co-direção: Danilo Arenas

Produtora Executiva: Maria Reser

Fotografia: Danilo Arenas e Daniel Levenhagem

Head of Art: Daniel Ferro

Atendimento: Mariana Marcão

Montagem: Daniel Levenhagem

Motion Graphics: Daniel Ferro e Bruno Candeias

Produção: Jéssica Almeida

Colorista: Erick Moraes

Produtora de Som manifesto: Mugshot

Atendimento: Guto Figueiredo

Produção Executiva Som: Gilvana Viana

Direção/Produção Musical: Arthur Abrami, Bruno Zibordi, Chico Reginato, Mauricio

Herszkowicz

Finalização: Henrique Oliveira e Leandro Rodrigo

Coordenação de produção: Jaqueline de Paula

Locução: Vanessa Oliveira

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.