No último domingo, 26 de dezembro, o astro do basquete Kobe Bryant sofreu um trágico acidente de helicóptero que pôs fim a sua vida. Considerado um dos melhores atletas de todos os tempos, o jogador entrou para a NBA, liga de basquete americana, aos 17 anos e se aposentou em abril de 2016. Aos 41 anos, Kobe deixou um legado na história tanto do basquete quanto da publicidade.
A perda de Kobe Bryant deixará marcas profundas. Seu sucesso não se dá só em virtude do profissionalismo e devoção ao basquete, mas também da sua personalidade, que atraiu grandes marcas como McDonald´s, Coca-Cola, Nike e Adidas. Assim, Kobe também deixou legados na publicidade, servindo de inspiração para jovens atletas.
Das quadras às telas
Uma das primeiras campanhas publicitárias estreladas pelo astro foi em 2012. Bryant assinou um contrato de patrocínio com a Turkish Airlines e em seguida participou de uma propaganda com o jogador de futebol Messi. A partir daí, Kobe emplacou mais sucesso ainda, conquistando tanto os fãs de basquete quanto o público de fora do nicho, principalmente na internet.
Em 2016, o mestre Kobe foi homenageado por seu legado na NBA da melhor forma. A agência brasileira Africa, junto com o canal esportivo ESPN, desenvolveu o “Kobe’s Rules Book”, inspirado no livro de regras da NBA. A peça contou com menções à trajetória do atleta e fez tanto sucesso que conquistou 2 Leões de Bronze no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, ouro no Art Directors e o Grand Prix do Clio Sports.
Já em 2018, Kobe ganhou o prêmio mais importante do cinema americano: o Óscar. O curta “Dear Basketball” conta a história do astro com o basquete. Foi assim que Kobe se tornou o primeiro atleta ao ganhar a premiação.
“Black Mamba”
Por muitos anos Kobe Bryant foi embaixador da gigante Nike. A marca foi quem sustentou o atleta em sua fase mais difícil e fez dele um milionário, tornando Kobe o segundo jogador com maior faturamento da história, atrás somente de Michael Jordan.
Com seu sucesso, a empresa resolveu criar uma campanha para inspirar jovens atletas e não desistirem de seus sonhos. Assim surgiu o “Black Mamba”, que acompanhou Kobe até o fim de sua carreira no esporte. “Era um membro querido da família Nike. Sentiremos muito sua falta. Mamba para sempre”, escreveu a marca em comunicado oficial.
https://www.instagram.com/p/B7zPQDZgmYr/?utm_source=ig_embed
Kobe deixou um legado eterno, nas quadras e fora delas. Sua personalidade contagiante e sua determinação no esporte serão sempre lembradas. Hoje, nos despedimos de um dos maiores nomes do basquete. Descanse em paz, Mamba.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.