Hilana Rodrigues; 03/08/2021 às 13:00

Jovens artistas lançam livro ilustrado sobre lenda amazônica

O lançamento acontecerá no Palácio da Justiça, às 16h do dia 28

O autor Jan Santos, mestre em Estudos Literários e o ilustrador paraense Yan Bentes, se juntaram para criar e lançar, às 16h do dia 28/08, a obra ilustrada “O Livro do Rio: Iguaraguá”.

O lançamento acontecerá no Palácio da Justiça, mas o livro já pode ser reservado a preços promocionais, além de acompanhar brindes exclusivos da obra que conta a lenda original sobre a criação do mundo pelas mãos de Iguaraguá, uma divindade em forma de peixe-boi, e como os seres humanos ameaçam sua espécie desde então.

Além de instigar a imaginação do leitor, de acordo com os criadores, a obra também tem como proposta abrir os olhos para a necessidade de preservação do meio ambiente. A publicação foi vencedora do Prêmio Manaus de Conexões Culturais, promovido pela Manauscult. 

“Eu e Yan somos apaixonados por esses animais, e nosso objetivo foi contar uma história que fizesse com que as pessoas sentissem o mesmo. São um patrimônio, e devem contar com nosso comprometimento para protegê-los. Acreditamos que histórias assim podem ajudar.” afirma Jan Santos, autor da obra. 

Estreando no mundo da literatura, o ilustrador Yan Bentes garante que a experiência de produzir o livro foi transformadora.

“Sempre quis colocar para fora essa Amazônia fantástica que habitava na minha cabeça e representá-la por meio das escritas de Jan Santos foi mágico. Mergulhar nesse livro foi uma das melhores experiências que já tive ilustrando, pois meu coração pulsava no compasso de cada página, ao passo que explorava o que há embaixo do rio junto com o protagonista”, disse Yan. 

Lançamento

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), medidas de segurança serão adotadas no dia do lançamento do livro. Para isso, o uso de máscara é obrigatório, assim como recomendável aos interessados que agendem a faixa de horário que lhe seja mais adequada.

Sobre os autores

Jan Santos é escritor, professor e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Seus dois últimos livros, “O dia em que enterrei Miguel Arcanjo e outros contos de fadas” (2019) e “O livro do rio: Iguaraguá” (2021) foram contemplados no Prêmio Manaus de Conexões Culturais.

Enquanto Yan Bentes é ilustrador e designer nascido em Juruti – Pará. Com um carinho especial pela arte que nasce do Norte, estreia no mundo da literatura com “O livro do rio: Iguaraguá” (2021), mas, inspirado pelo imaginário caboclo, já estabelecia sua carreira de ilustrador por meio do perfil profissional no Instagram.

Fonte: Portal Em Tempo

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.