Ariel Bentes e Isabella Botelho; 19/04/2019 às 08:00

Jornal A Crítica: 70 anos escrevendo a história

Fundado por Umberto Calderaro Filho, o jornal A Crítica foi o primeiro produto do grupo

São sete décadas “de mãos dadas com o povo”, cumprindo a missão de informar e sempre com os olhos voltados para o futuro. Hoje, 19 de abril, o Jornal A Crítica completa 70 anos de história. Fundado em 1949 pelo jornalista Umberto Calderaro Filho, é o segundo jornal mais antigo em circulação do estado do Amazonas e é o principal produto da Rede Calderaro de Comunicação (RCC).

Para construir o jornal, Umberto contou com a ajuda de sua esposa, Ritta Calderaro, e seus pais, Maria e Umberto Calderaro. Em entrevista ao Jornal A Crítica em 2003, Ritta afirmou ter feito de tudo. “Até dirigir o jipe do jornal, levando os repórteres para cobrir incêndio eu fiz. Eu também desenhava a titulagem, porque nós não tínhamos dinheiro. Virava dia e noite desenhando para o jornal”, contou.

Ao longo desses 70 anos, o A Crítica contou e fez parte da história do Amazonas, do Brasil e do mundo, registrando os mais importantes acontecimentos do último século, como a chegada do homem à Lua, a morte do piloto brasileiro Ayrton Senna, as Diretas Já, entre 1983 e 1984, e ainda noticiou o Brasil ser cinco vezes o melhor do mundo no futebol.

(Crédito: Antônio Lima/A Crítica)

Hoje, o Jornal continua fazendo grandes inovações no jornalismo local. A partir dele, novas empresas se juntaram ao grupo RCC como a TV Baré e a Rádio A Crítica, hoje respectivamente TV A Crítica e Rádio FM O Dia, além do Portal A Crítica, lançado em 2002.

Com o falecimento de Umberto e Ritta, Tereza Cristina Calderaro, filha do casal, assumiu a presidência do Jornal, e seu filho, Umberto Tomaz Calderaro, é vice-presidente. Ambos também fazem parte da presidência da RCC, ao lado de Dissica Tomaz Calderaro.

Em comemoração a esta data, o Jornal A Crítica terá uma edição especial neste fim de semana, mostrando as opiniões de especialistas e cidadãos sobre como será o mundo nos próximos 70 anos.

“Vamos mostrar grandes temas noticiados pelo jornal nesses 70 anos e faremos um “olhar” para eles no futuro. Objetivo é mostrar ao leitor como será o mundo (e Manaus) daqui a 20, 50, 70 anos. Sempre com base em um fato relevante já noticiado em A Crítica. E ouvindo especialistas de cada área. É uma viagem ao futuro nas páginas do jornal.” disse Aruana Brianezi, Diretora de Conteúdo do Jornal.

Além do Jornal, a TV A Crítica também fará uma reportagem de comemoração, na qual falará sobre o contexto de Manaus na época da fundação do Jornal e exibirá depoimentos dos funcionários que trabalham na empresa há mais de 20 anos. “Vamos mostrar também o acervo da Biblioteca Pública do Estado do Amazonas que ainda está vivo. Lá ainda estão guardadas as primeira edições do jornal.”, contou Arthur Charles, produtor do núcleo de Rede da TV A Crítica. A reportagem será exibida no programa Manhã no Ar e em toda a programação de jornalismo da TV.  

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.