Isabella Botelho; 10/01/2020 às 12:04

Janeiro Branco: Por que devemos cuidar da saúde mental?

A campanha tem como objetivo alertar sobre a importância da saúde mental

No mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual de afetados pela depressão é de 4,4%, o que equivale a cerca de 322 milhões de pessoas. No Brasil, são cerca de 11,5 milhões de afetados pela doença, o que faz do país com o maior índice na América Latina e o segundo maior das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Apesar de números tão altos e alarmantes, a atenção à saúde mental ainda não é uma prioridade em nossa sociedade. 

O mês de janeiro foi escolhido como o mês da saúde mental, tendo o branco como sua cor simbólica. Como uma folha em branco, o mês representa a oportunidade de um novo começo, de uma nova história que pode ser escrita ao longo dos meses. Foi com essa ideia que o Janeiro Branco, idealizado por psicólogos, tomou forma. Relativamente nova, a campanha começou em 2014 em Minas Gerais com objetivo de fazer do cuidado com a saúde mental uma meta e quebrar o tabu em relação à procura de consultas com psicólogos e psiquiatras. 

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estudo de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e à sociedade como um todo. A saúde mental influencia o bem-estar do indivíduo como um todo. Muitas pessoas, além de ter o adoecimento mental, o que prejudica o comportamento, também têm os órgãos prejudicados. O ditado “Mente sã, corpo são” nunca fez tanto sentido, afinal, cuidar da saúde mental se torna fundamental para ter uma vida equilibrada de todas as maneiras.

Pensando nisso, todas as sextas-feiras do mês de janeiro publicaremos uma matéria especial sobre saúde mental. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.