Isabella Botelho; 22/10/2020 às 16:00

Instituto AzMina lança Mapa das Delegacias da Mulher

O mapa interativo está disponibilizado gratuitamente no site oficial do instituto e no aplicativo Penhas

O Brasil conta com 400 delegacias especializadas ou núcleos de atendimento especializado  no atendimento à mulher em delegacias comum, locais que contam com equipes treinadas para atender casos de violência doméstica contra a mulher.  Nelas é possível denunciar violência física, moral e psicológica, sexual e patrimonial, além de pedir medida protetiva. 

O Instituto AzMina lançou nesta semana o Mapa das Delegacias da Mulher (Mapa das DDMs). Disponibilizado gratuitamente no site oficial do instituto e no aplicativo Penhas, o mapa interativo traz dados atualizados como localização, por meio do Google Maps, principais meios de contato e horários de atendimento das delegacias com atendimento especializado para a mulher e também postos com de atendimento especializado dentro de delegacias comuns.

O Mapa das DDMs reflete o levantamento exclusivo, realizado entre os meses de junho e agosto deste ano, o qual aponta que, em 93% dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, as vítimas de violência física, sexual ou assédio moral precisam recorrer a delegacias comuns. Atualmente, a média é de uma delegacia da mulher para cada 275 mil mulheres.

Para fazer o mapa, a Revista AzMina entrou em contato com os órgãos públicos de segurança de todos os estados brasileiros solicitando a lista de delegacias da mulher. Em seguida, as jornalistas ligaram para cada uma das delegacias, para conferir se ela de fato existia, se era uma delegacia da mulher e se as informações de endereço e horário estavam corretas. 35% dos serviços não atenderam. Acesse aqui e leia a metodologia detalhada.

Confira o levantamento completo aqui.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.