Isabella Botelho; 17/03/2021 às 18:00

Instagram proíbe que adultos falem com crianças que não os seguem

Mensagem de alerta será enviado ao usuário menor de 18 anos

O Instagram anunciou na terça-feira, 16, novos recursos e políticas de segurança para menores de idade. A partir de agora, adultos não poderão enviar mensagens para adolescentes que não os seguem. Ao fazer essa tentativa, os usuários receberão uma notificação que avisa que o recurso de mensagem direta não está disponível. As atualizações estão valendo no mundo todo.

Através de comunicado, a rede social afirma que o recurso utiliza a idade informada na hora do cadastro e inteligência artificial para prever se a informação está correta. De acordo com as políticas do aplicativo, é preciso ter ao menos 13 anos para fazer uma conta.

Nos casos de interações entre menores de 18 anos e adultos, o Instagram poderá exibir uma mensagem que alerta para um “comportamento potencialmente suspeito”. Essa notificação dará opção para o bloqueio ou denúncia de contas direto no chat.

Foto: Reprodução/Instagram

Para identificar o comportamento suspeito, o Instagram vai considerar contas que estão tentando seguir ou enviar mensagens para muitos menores de idade, segundo um comunicado. A companhia afirmou que irá testar outras maneiras de tornar mais difícil para adultos que exibirem esse comportamento encontrar menores de idade na ferramenta de “sugestões para você”, que indica contas para seguir.

Além disso, outra medida importante é que usuários adolescentes também serão convidados a tornar os perfis privados ao se cadastrarem. Caso decida manter o perfil público, uma mensagem vai “destacar os benefícios de uma conta privada”.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.