Hilana Rodrigues; 10/12/2021 às 13:00

Instagram prepara retorno do feed cronológico

O anúncio foi realizado pelo chefe da rede social

O Instagram planeja lançar uma opção para que as pessoas vejam o feed em ordem cronológica, sem a influência de um algoritmo, conforme acontecia nas primeiras versões do aplicativo.

A afirmação foi feita por Adam Mosseri, chefe da rede social, durante uma audiência ao Senado dos Estados Unidos nesta semana. De acordo com o profissional, a intenção é lançar a função em 2022, mas não compartilhou detalhes sobre como funcionará e se também vale para os stories.

Desde 2016, alguns anos depois de o Meta comprar a rede social, o Instagram passou a usar um algoritmo que decide a ordem de relevância das fotos e dos vídeos que aparecem no feed, às vezes seguindo os perfis mais comentados e visualizados pela conta.

A mudança traria “mais transparência”, “prestação de contas” e “mais controle” aos usuários, segundo o executivo. O Instagram tem sido alvo de críticas após a denunciante Frances Haugen afirmar que os produtos do Facebook prejudicam as crianças.

Mosseri testemunhou depois que Haugen, ex-gerente de produto do Facebook, vazou documentos que indicam que o Instagram sabia por meio de estudos internos dos riscos do aplicativo para os usuários mais jovens. Esta é uma das revelações do caso conhecido como Facebook Papers.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.