Sofia Lourenço; 20/06/2024 às 17:05

Inscrições para programa ‘Bolsas FUNBIO’ abertas até 31 de julho

A 7ª edição do Programa 'Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro' destinará até R$ 1 milhão a pesquisas

Estão abertas até 31 de julho, as inscrições para a 7ª edição do Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro. Este ano, o programa destinará até R$ 1 milhão para financiar pesquisas de campo de doutorandos e mestrandos em todos os biomas brasileiros.

 

Imagem: Bolsas FUNBIO – Conservando o futuro

A iniciativa, em parceria com o Fonseca Leadership Program do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), homenageia o biólogo Gustavo Fonseca, cuja liderança foi crucial para muitas importantes iniciativas de conservação ambiental global. Gustavo faleceu em 2022, e o programa continua seu legado de promover conhecimento e formar futuros líderes na conservação.

Saiba como se inscrever

As inscrições podem ser feitas até 31 de julho de 2024, às 23h59 (horário de Brasília), pelo formulário online do programa ou pelo Portal de Chamadas do FUNBIO. O processo seletivo do programa é composto por três etapas eliminatórias: inscrição e enquadramento, análise do projeto, cartas de recomendação e demonstração de interesse, e classificação final das melhores propostas. Os projetos devem estar alinhados com um dos seguintes eixos temáticos:

– Conservação, manejo e uso sustentável de fauna e flora

– Recuperação de paisagens e áreas degradadas

– Gestão territorial para proteção da biodiversidade

– Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

O resultado será divulgado até 13 de dezembro de 2024 no site e nas mídias sociais do FUNBIO.

Sobre o FUNBIO e e o Programa Bolsas FUNBIO

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade é um mecanismo financeiro privado e sem fins lucrativos, que há 28 anos trabalha em parceria com setores governamentais, empresariais e a sociedade civil para destinar recursos estratégicos e financeiros à conservação da biodiversidade. Desde 1996, o FUNBIO já apoiou mais de 500 projetos e beneficiou mais de 400 instituições em todo o Brasil.

Desde sua criação em 2018, o Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro já apoiou 186 bolsistas, com uma maioria feminina – 104 mulheres e 82 homens. Um exemplo é Viviane Caetano, doutoranda pela Universidade Federal do Pará (UFPA), cuja pesquisa inovadora aborda os impactos combinados de microplásticos e mudanças climáticas na biodiversidade da Amazônia. O apoio do programa foi crucial para a realização de suas expedições e aquisição de equipamentos.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.