Hilana Rodrigues; 29/10/2021 às 13:30

Inscrições para o Bolsa Universidade e Idiomas iniciam em novembro

O candidato deve atender aos pré-requisitos para se inscrever

O edital do processo seletivo para os Programas Bolsa Universidade 2022/1 e Bolsa Idiomas 2022/1 já está disponível para leitura. As inscrições começam em novembro, respectivamente dia 3 e 16.

Juntos, oferecem 61.278 bolsas de estudo com benefícios integrais (100%) e parciais de 50% e 75% para pessoas residentes em Manaus e que possuem baixa renda familiar. 

Os programas são coordenados pela Secretaria de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola  de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

Para o Bolsa Universidade, serão oferecidas vagas em 76 cursos de nível superior, sendo 36 de bacharelado, nove de licenciatura e 32 tecnológicos. A lista de instituições está disponível no site Bolsa Manaus. Para participar do processo seletivo, o candidato precisará cumprir alguns pré-requisitos. São eles:

– Ser estudante brasileiro;

– Morar em Manaus;

– Estar matriculado ou aprovado no vestibular em uma instituição de ensino superior que participa do programa;

– Ter renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio;

– Não ter diploma de ensino superior;

– Estar disposto a participar de atividades, projetos e programas da Prefeitura de Manaus, como retribuição ao benefício;

– Não ter outro benefício, como ProUni ou Fies. Caso tenha deve se desvincular antes.

Já para participar do processo seletivo e integrar o Programa Bolsa Idiomas, o candidato deve comprovar o atendimento conjunto aos seguintes requisitos: 

– Ser residente na cidade de Manaus; 

– Ter idade igual ou superior a 16 anos;

– Possuir renda familiar per capita, não excedente a 2.5 (dois e meio) salários mínimos; 

– Estar cursando ou ter concluído o ensino médio. 

– Não ser beneficiário do programa similar mantido pelo Poder Público. 

– Estar ciente de que, conforme legislação do Programa Bolsa Idiomas, deverá firmar compromisso desenvolvendo atividade de contrapartida sem Ônus para o município.

As inscrições estarão abertas no dia 16 de novembro e seguem até o dia 25. O edital está disponível no site Bolsa Manaus e as inscrições podem ser feitas no mesmo endereço.

Serão três etapas de processo seletivo: inscrição eletrônica, classificação e entrega de documentos.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.