Patrícia Patrocínio; 13/07/2021 às 14:30

Indie Go: a produtora que ligou o norte ao sudeste pelo Lo-fi

Conectando todos através da arte e ligando o Brasil pelo Lo-fi

A produtora Indie Go (@indiegoprod) lançará na quarta-feira, 14, o documentário Lo-Fi Hip Hop: Beats & Sentimento, que estará disponível simultaneamente nos canais e redes sociais da produtora e das plataformas  Lo-fi Brasil (@lofibrasil) e Tangerina Music (@musictangerina).

Nesse projeto, os profissionais de Rádio e Tv: Rúbia Monica, Gustavo Castro, Murilo Cunha, Caique Antunes, Felipe Ferreira, Gabriel Henrique, Julia Amaral e Malcolm Billy decidiram reunir artistas de diferentes estados do Brasil, para falar sobre o universo acessível, democrático do Lo-fi. O gênero de “quem produz genuinamente para que o público conheça a obra, e não necessariamente o artista.

Um dos participantes do documentário é o produtor amazonense, Geezmo (@itsgeezmo) que em entrevista ao Mercadizar, comentou:

“Participar deste documentário pra mim é muito importante, porque eu sou o único representante do norte que está conseguindo uma certa notoriedade e reconhecimento na cena nacional de Lo-fi. É muito incrível ser o representante do norte dentro desse segmento que é crescente no Brasil.

Recentemente, Geezmo foi selecionado para fazer parte da coletânea de Pueblo Vista, um dos maiores selos mundiais de Lo-fi da gravadora global Universal Music. O lançamento está previsto também para quarta-feira, 14. Além da coletânea, o artista participou da primeira compilação de produtores nacionais de Lo-fi. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por geezmo. (@itsgeezmo)

Afinal, como surgiu a ideia do Documentário Lo-Fi Hip Hop: Beats & Sentimento?

O termo Lo-fi é o diminutivo de Low Fidelity (baixa qualidade, em inglês) e está associado a registros sonoros com imperfeições que seriam consideradas erros no processo de gravação em fitas de rolo, como eram gravados os discos antigamente. Nos anos 1980, a expressão ficou bem popular no meio do hip-hop graças ao DJ William Berger. 

Mais de 30 anos depois, o estilo musical que mistura batidas de jazz com o Hip- Hop se tornou um grande sucesso mundial e em ascensão no Brasil, principalmente durante a pandemia. É possível que você já tenha visto vídeos na internet em que a capa mostra uma garota com traços de anime estudando com fones de ouvido, esse tipo de representação é comum e um indicativo de sets de Lo-fi.

Nesse sentido, diferente de outros gêneros, não se encontram entrevistas com os produtores desse estilo musical e nem clipes de suas músicas. Observando essa falta de produções audiovisuais tanto em relação ao gênero como em relação aos artistas que produzem, a equipe da produtora Indie Go decidiu trazer isso à tona. 

Inicialmente seria um curta-metragem com uma trilha original, nós íamos escolher um artista de Lo-Fi e transformar o álbum dele em audiovisual, já que isso não é tão explorado no gênero, mas veio a pandemia e como a gente já estava envolvido com a cena e em contato com alguns artistas, a gente desenvolveu uma paixão e decidiu documentar a história do Lo-fi e acabou mudando de um curta-metragem para um documentário.” –  Murilo Cunha, diretor de fotografia

A ideia da produtora em relação ao documentário é registrar esse processo de inserção do Lo-fi no Brasil e a única maneira de fazer isso é reunir vários representantes de diferentes regiões e sobre essa iniciativa. Gustavo Castro complementa: 

“Quando a gente entrevistou as primeiras pessoas, observamos que só tinham produtores do eixo Rio de Janeiro e São Paulo e isso nos incomodou, nós queríamos expandir, trazer artistas de outras regiões. Foi um pouco difícil encontrar produtores desse segmento, mas aí o Fábio da Tangerina Music nos ajudou passando o contato dos Geezmo e nós ficamos muito felizes quando descobrimos que ele era do norte, porque já tínhamos em mente que não queríamos fazer como o pessoal que decide expandir um pouco o trabalho, mas só vai até o nordeste”.

O documentário contempla mais de 10 artistas de diferentes regiões brasileiras, dentre produtores, ilustradores, musicoterapeuta conectando todos através da arte e ligando o Brasil pelo Lo-fi. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Indie Go. (@indiegoprod)

Participam do projeto: Yuri “Linearwave” , Leo “Leo Franciozi”, Pedro Henrique “Chiccote’s Beats”, Daniel “colours in the dark”, Fabio “FaOut”, Izabela “IzaBeats”, Valdemar “Geezmo”, Elizandra “Ellie”, João “Mu’gambi”, Gabriel “O F F”, Julia Ferreira, Matheus Trucolo, Paula Botelho e Rafaela Diniz.

Sobre a Produtora

A Indie Go Prod surgiu como projeto de faculdade e ultrapassou os limites do Campus. Produzindo diversas peças, dentre curtas-metragens, videoclipes e documentários, todas as produções traduzem bem a paixão pela arte, música e cultura do coletivo criativo que dá vida às peças audiovisuais. Todo material visual está disponível de forma gratuita nos canais e redes sociais oficiais da produtora. 

Confira abaixo os  últimos lançamentos: 

1. Documentário “Distanciamento Musical”:

2. Curta-metragem “Por Um Sonho” :

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.