Sofia Lourenço; 04/11/2024 às 15:58

Incêndio atinge Terra Indígena Anambé, no Alto Rio Cairari, em Mojú

O incêndio, provocado por fazendeiros, já consome áreas da Terra Indígena Anambé há mais de uma semana

Há mais de uma semana, um incêndio consome áreas da Terra Indígena Anambé, composta pelas aldeias Mapurupy, Yrapã e Yetehu, localizada no Alto Rio Cairari, no município de Mojú, Pará. 

Imagem: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Até o momento, as autoridades locais ainda não confirmaram a causa do incêndio, no entanto, segundo lideranças locais, o fogo teria sido iniciado por fazendeiros que possuem propriedades na divisa com a reserva, ameaçando diretamente o território indígena e as comunidades que nele habitam.

Os moradores relatam que o fogo já atingiu grandes proporções e está destruindo áreas de floresta nativa e espaços que sustentam a vida da comunidade, ameaçando a segurança e o bem-estar dos moradores.

“A gente está com esse incêndio dentro do nosso território. Inclusive, o nosso povo tentou amenizar alguns focos que estavam próximos à aldeia, mas estamos encontrando dificuldades, porque não temos equipamentos adequados para combater o fogo. Também falta capacitação específica para lidar com incêndios”, disse o cacique Pinawã Anambé, cacique-geral e presidente da associação no território Anambé, em entrevista à Revista Cenarium.

A comunidade indígena Anambé, sob a liderança do cacique-geral Pinawã Anambé, tem se mobilizado para tentar conter as chamas com recursos próprios. Segundo Pinawã, o incêndio se concentra em dois pontos principais, forçando os moradores a atuarem de forma intensa para proteger suas casas e áreas preservadas. Mesmo com o esforço coletivo, a situação está cada vez mais crítica, com risco de danos permanentes à fauna e flora locais.

Em resposta ao pedido de ajuda, a Secretaria de Estado dos Povos Indígenas enviou equipes de bombeiros para apoiar os Anambé no combate ao incêndio. No entanto, as autoridades ainda enfrentam dificuldades para controlar as chamas, dada a complexidade do território e a falta de recursos específicos. 

A comunidade Anambé afetada pelo incêndio no Pará solicita doações de água, alimentos, itens de higiene e equipamentos para brigada de incêndio, que podem ser entregues em Belém, na Rua Gonçalves Ferreira, nº 471. Doações em dinheiro podem ser feitas via PIX para o CPF do cacique Tedy Max Santos Anambé. 

Doações Para Povos Da Ti Anambé

Posto de Coleta: na rua Gonçalves Ferreira, nº 471, no bairro do Telégrafo, em Belém. Contato: Danielle Souza – (91) 99921-2790.Doações via 

PIX – CPF: 556.347.612-04, no nome do cacique geral Tedy Max Santos Anambé. Banco: Caixa Econômica Federal.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.