Isabella Botelho; 12/08/2021 às 09:00

ILZB promove mobilização nacional para a realização do “Dia Lixo Zero”, neste sábado, 14

Em Manaus, as atividades serão no Parque do Mindu

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) promove, neste sábado, 14, uma mobilização nacional, com diversas atividades que chamam a atenção para os cuidados com o meio ambiente e a importância de separar os resíduos para reciclagem, de forma a evitar a proliferação dos lixões nas cidades. Em Manaus, o “Dia Lixo Zero“, como a campanha está sendo intitulada, contará com Drive-thru para coleta de recicláveis, no Parque Municipal do Mindu, na rua Domingos José Martins, Parque 10. A ação acontecerá das 9h às 15h.

O embaixador do ILZB, em Manaus, o biólogo Daniel Santos, diretor da Damata Consultoria, ressalta que a atividade tem o objetivo de mostrar o quanto é importante adotar, no dia a dia, o hábito de separar os resíduos para reciclagem.

“Queremos disseminar o conceito dos R’s da Sustentabilidade, que são: Repensar, não misturando no lixo comum materiais que podem ser reciclados; Reutilizar, aproveitando, por exemplo, uma folha de papel dos dois lados; Reduzir, gerando o mínimo possível de lixo; e Reciclar, aproveitando a matéria-prima do resíduo para fabricar outro produto semelhante ou de outro tipo, sem encaminhá-lo para os aterros sanitários”, explicou.

No “Dia Lixo Zero”, no Drive-thru, sem precisar sair do veículo, as pessoas poderão fazer a entrega de resíduos recicláveis, como vidro, papelão, garrafas pet, alumínio, eletroeletrônicos, entre outros produtos. Todos os materiais coletados serão destinados para a Associação de Catadores de Recicláveis (ACR), a Infforce receberá os vidros para transformar em areia e a Descarte Correto ficará responsável pelos resíduos eletrônicos.

A ação contará com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). Quem for ao parque também vai poder assistir ao grupo Garis da Alegria. O grupo, que realiza um trabalho de conscientização para o descarte correto dos resíduos, por meio da música, fará uma participação na abertura do evento.

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.