Ariel Bentes; 20/05/2020 às 10:48

Home office durante a quarentena: o que dizem os profissionais da região Norte?

Em entrevista, profissionais contaram as vantagens e os desafios que vem enfrentando com o home office

No mundo da comunicação, trabalhar em casa já é uma prática adotada por freelancers e por aqueles que estão construindo o seu próprio negócio ou projeto. Com a quarentena diversas agências, assessorias e produtoras também optaram pelo home office para proteger os seus funcionários do novo coronavírus. 

Para Dessana Oliveira, diretora de atendimento da Digital Comunicação, no início da quarentena a realidade da pandemia da Covid-19 vivida por outros países ainda parecia distante do Brasil e de como ele está hoje. 

“Logo que comecei com o isolamento social fiz lives com amigos que moram em diferentes lugares do mundo e eles me explicaram como estava sendo o isolamento deles. Conversei também com um amigo que enfrentava o lockdown na Espanha e foi exatamente no dia em que houve a primeira morte em Manaus pela doença. Ali ainda parecia uma situação muito distante”, disse Dessana. 

Hoje, com 271 mil casos de coronavírus confirmados no Brasil, profissionais da comunicação precisaram criar uma nova rotina de trabalho e encarar diferentes desafios. Ao Mercadizar oito comunicadores da região Norte, entre empreendedores, freelancers, publicitários, jornalistas e designers das capitais Manaus, Boa Vista e Belém, contaram que os aplicativos de mensagem WhatsApp e Telegram, já muito utilizados, agora são indispensáveis no dia a dia do trabalho. Além, é claro, das videochamadas pelos aplicativos Zoom, Hangout ou Skype.

Segundo eles, o horário de trabalho não mudou muito mas com as atividades onlines alguns relataram ter ganhado aquele tempo que antes era perdido no trânsito, como é o caso do jornalista Rodrigo Cabral. “Eu moro há uma distância de quase uma hora e meia do trabalho. Em tempos normais, eu perco 3 horas do dia só com deslocamento. Com o home office, ganho essas 3 horas para dedicar à família”, contou ele. 

Abaixo você pode conferir o que eles falaram sobre como é trabalhar em casa e suas maiores vantagens e desvantagens.

Como anda a sua rotina de trabalho em casa?⠀

Amanda Monteiro: “Começo com um café quando acordo mais cedo, dependendo do dia me visto como se fosse trabalhar para ajudar a cabeça a funcionar melhor, Tenho horário de almoço e lanche também e tento conciliar as tarefas domésticas revezando com o resto da família”.

Rodrigo Cabral: “Procuro ter um trabalho bem focado nos horários que foram preestabelecidos, para garantir a produtividade. Em casa, temos uma divisão das tarefas domésticas. Como meu horário do home office começa às 9h, acordo mais cedo para fazer a minha parte antes de ligar o computador”.

Dessana Oliveira: “No meu caso tenho conseguido ser mais produtiva do que antes. Moro bem longe do trabalho e perdia umas duas horas no trânsito diariamente. Também me deslocava para muitas reuniões presenciais de carro ou Uber e isso tomava tempo. Hoje tem sido tudo on-line e isso me beneficiou, com certeza”. 

Quais as maiores vantagens e desvantagens em trabalhar de casa?⠀

Fabio Rotter: “A desvantagem é trabalhar até mais tarde, tem dias que o horário de trabalho não existe, acaba se misturando muito, apesar disso ser uma coisa normal no mundo de um designer. Só que nesse contexto parece ser mais forte, talvez pelo pelo fato de não poder sair e se distrair, fica parecendo uma vida somente de deveres”.

Rannyele Rodrigues: “A vantagem é que quando não tem alguma demanda posso fazer outras tarefas que normalmente eu só conseguiria fazer aos finais de semanas, feriados como: exercícios, estudar algum curso on-line, trabalhos domésticos, almoçar com a família durante a semana. Já a desvantagem é não acompanhar totalmente de perto as demandas dentro da Prefeitura”.

Thiago Reis: “Desligar do trabalho tem sido bem  complicado. Eu preciso me forçar a parar um pouco. Ao mesmo tempo que a concentração ficou mais difícil. Acho que o motivo disso vem do fato de morar com muitas pessoas. Então, tem sempre alguém falando comigo ou perguntando algo. Minha família até tenta respeitar e me dar um espaço e silêncio, só que é bem complicado pra eles também”.

Victoria Moraes: “Fazer o próprio horário é a melhor coisa do mundo. Saber que quanto mais rápido concluir, mais tempo tenho pra mim, deixa meu processo mais automático. Nos dias ruins, o fato de estar em casa ajuda na procrastinação. A parte boa de estar em casa é que posso simplesmente levantar da cadeira, dar uma volta pela casa, tomar banho, assistir alguma série e voltar sem me sentir culpada ”.

Viktória Martins: “As vantagens, pelo menos no meu caso, é conseguir um lugar silencioso e tranquilo para executar as atividades, conseguir trabalhar em ambientes arejados e aberto, além do que é claro, conseguir usar uma roupa confortável que não seja um obstáculo na hora de produzir (short pijama sempre é bem-vindo nesse caso)”.

Saúde mental também deve ser priorizada 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de ansiosos do mundo com 18,6% milhões, sendo 9,3% da população. Em um cenário de incertezas como o de uma pandemia, a ansiedade e o estresse podem aumentar e afetar o sono e o ritmo de trabalho.

“No início foi bem complicado, principalmente porque tinha expectativa que não duraria tanto. Me deixou muito ansiosa ver pessoas produzindo, trabalhando normalmente e eu sem conseguir nem abrir o computador”, disse Victoria Moraes. 

Assim é necessário que, além da adaptação da nova realidade, a saúde mental neste momento também deve ser priorizada. “Busco ter senso de responsabilidade com as minhas tarefas diárias mas tudo sempre aliado ao bem-estar, tem dias que acordo com muitas dúvidas e incertezas sobre o meu futuro profissional e uso isso como uma reflexão sobre como posso me reinventar. Aproveitando que sou minha atual chefe, me dou uma folga sem cobranças. No outro dia quando acordo bem, produzo e espero tudo ficar bem!”, contou Viktória Martins. 

Para ver algumas dicas de como se organizar trabalhando em casa, clique aqui e confira uma matéria sobre o assunto feita pelo site do médico Drauzio Varella. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.