AmazôniaNotícias

Home office durante a quarentena: o que dizem os profissionais da região Norte?

No mundo da comunicação, trabalhar em casa já é uma prática adotada por freelancers e por aqueles que estão construindo o seu próprio negócio ou projeto. Com a quarentena diversas agências, assessorias e produtoras também optaram pelo home office para proteger os seus funcionários do novo coronavírus. 

Para Dessana Oliveira, diretora de atendimento da Digital Comunicação, no início da quarentena a realidade da pandemia da Covid-19 vivida por outros países ainda parecia distante do Brasil e de como ele está hoje. 

“Logo que comecei com o isolamento social fiz lives com amigos que moram em diferentes lugares do mundo e eles me explicaram como estava sendo o isolamento deles. Conversei também com um amigo que enfrentava o lockdown na Espanha e foi exatamente no dia em que houve a primeira morte em Manaus pela doença. Ali ainda parecia uma situação muito distante”, disse Dessana. 

Hoje, com 271 mil casos de coronavírus confirmados no Brasil, profissionais da comunicação precisaram criar uma nova rotina de trabalho e encarar diferentes desafios. Ao Mercadizar oito comunicadores da região Norte, entre empreendedores, freelancers, publicitários, jornalistas e designers das capitais Manaus, Boa Vista e Belém, contaram que os aplicativos de mensagem WhatsApp e Telegram, já muito utilizados, agora são indispensáveis no dia a dia do trabalho. Além, é claro, das videochamadas pelos aplicativos Zoom, Hangout ou Skype.

Segundo eles, o horário de trabalho não mudou muito mas com as atividades onlines alguns relataram ter ganhado aquele tempo que antes era perdido no trânsito, como é o caso do jornalista Rodrigo Cabral. “Eu moro há uma distância de quase uma hora e meia do trabalho. Em tempos normais, eu perco 3 horas do dia só com deslocamento. Com o home office, ganho essas 3 horas para dedicar à família”, contou ele. 

Abaixo você pode conferir o que eles falaram sobre como é trabalhar em casa e suas maiores vantagens e desvantagens.

Como anda a sua rotina de trabalho em casa?⠀

[foogallery id=”6986″]

Amanda Monteiro: “Começo com um café quando acordo mais cedo, dependendo do dia me visto como se fosse trabalhar para ajudar a cabeça a funcionar melhor, Tenho horário de almoço e lanche também e tento conciliar as tarefas domésticas revezando com o resto da família”.

Rodrigo Cabral: “Procuro ter um trabalho bem focado nos horários que foram preestabelecidos, para garantir a produtividade. Em casa, temos uma divisão das tarefas domésticas. Como meu horário do home office começa às 9h, acordo mais cedo para fazer a minha parte antes de ligar o computador”.

Dessana Oliveira: “No meu caso tenho conseguido ser mais produtiva do que antes. Moro bem longe do trabalho e perdia umas duas horas no trânsito diariamente. Também me deslocava para muitas reuniões presenciais de carro ou Uber e isso tomava tempo. Hoje tem sido tudo on-line e isso me beneficiou, com certeza”. 

Quais as maiores vantagens e desvantagens em trabalhar de casa?⠀

[foogallery id=”6989″]

Fabio Rotter: “A desvantagem é trabalhar até mais tarde, tem dias que o horário de trabalho não existe, acaba se misturando muito, apesar disso ser uma coisa normal no mundo de um designer. Só que nesse contexto parece ser mais forte, talvez pelo pelo fato de não poder sair e se distrair, fica parecendo uma vida somente de deveres”.

Rannyele Rodrigues: “A vantagem é que quando não tem alguma demanda posso fazer outras tarefas que normalmente eu só conseguiria fazer aos finais de semanas, feriados como: exercícios, estudar algum curso on-line, trabalhos domésticos, almoçar com a família durante a semana. Já a desvantagem é não acompanhar totalmente de perto as demandas dentro da Prefeitura”.

Thiago Reis: “Desligar do trabalho tem sido bem  complicado. Eu preciso me forçar a parar um pouco. Ao mesmo tempo que a concentração ficou mais difícil. Acho que o motivo disso vem do fato de morar com muitas pessoas. Então, tem sempre alguém falando comigo ou perguntando algo. Minha família até tenta respeitar e me dar um espaço e silêncio, só que é bem complicado pra eles também”.

Victoria Moraes: “Fazer o próprio horário é a melhor coisa do mundo. Saber que quanto mais rápido concluir, mais tempo tenho pra mim, deixa meu processo mais automático. Nos dias ruins, o fato de estar em casa ajuda na procrastinação. A parte boa de estar em casa é que posso simplesmente levantar da cadeira, dar uma volta pela casa, tomar banho, assistir alguma série e voltar sem me sentir culpada ”.

Viktória Martins: “As vantagens, pelo menos no meu caso, é conseguir um lugar silencioso e tranquilo para executar as atividades, conseguir trabalhar em ambientes arejados e aberto, além do que é claro, conseguir usar uma roupa confortável que não seja um obstáculo na hora de produzir (short pijama sempre é bem-vindo nesse caso)”.

Saúde mental também deve ser priorizada 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de ansiosos do mundo com 18,6% milhões, sendo 9,3% da população. Em um cenário de incertezas como o de uma pandemia, a ansiedade e o estresse podem aumentar e afetar o sono e o ritmo de trabalho.

“No início foi bem complicado, principalmente porque tinha expectativa que não duraria tanto. Me deixou muito ansiosa ver pessoas produzindo, trabalhando normalmente e eu sem conseguir nem abrir o computador”, disse Victoria Moraes. 

Assim é necessário que, além da adaptação da nova realidade, a saúde mental neste momento também deve ser priorizada. “Busco ter senso de responsabilidade com as minhas tarefas diárias mas tudo sempre aliado ao bem-estar, tem dias que acordo com muitas dúvidas e incertezas sobre o meu futuro profissional e uso isso como uma reflexão sobre como posso me reinventar. Aproveitando que sou minha atual chefe, me dou uma folga sem cobranças. No outro dia quando acordo bem, produzo e espero tudo ficar bem!”, contou Viktória Martins. 

Para ver algumas dicas de como se organizar trabalhando em casa, clique aqui e confira uma matéria sobre o assunto feita pelo site do médico Drauzio Varella. 

Mais recentes

EntretenimentoEventos

Coletivo Rudi celebra 1° aniversário com baile de reggae gratuito neste sábado (20)

O evento ocorre na Casa da Preta e celebra a conexão da música afro-caribenha com a Amazônia, reunindo DJs, seletores e toasters
ArteEntretenimento

Teatro Gebes Medeiros promove oficinas de PaperCraft de Natal com material e inscrições gratuitas

A atividade faz parte das ações do ‘Mundo Encantado do Natal’ e estimula a produção artística e formativa do público
Entretenimento

Espetáculo gratuito ‘Vovó Natalina’ se apresenta no Parque Rio Negro, neste sábado (13)

A apresentação da Casa Zeus aborda a chegada da mãe do Papai Noel para salvar o Natal juntamente com personagens clássicos do período natalino
somzera
EntretenimentoMúsica

SomZera Fest 2025 reúne artistas independentes em Boa Vista neste sábado (13); veja line-up

Festival reúne bandas independentes de Roraima com shows de rock, pop e hip hop
EntretenimentoEventos

Coletivo Rudi celebra 1° aniversário com baile de reggae gratuito neste sábado (20)

O evento ocorre na Casa da Preta e celebra a conexão da música afro-caribenha com a Amazônia, reunindo DJs, seletores e toasters
ArteEntretenimento

Teatro Gebes Medeiros promove oficinas de PaperCraft de Natal com material e inscrições gratuitas

A atividade faz parte das ações do ‘Mundo Encantado do Natal’ e estimula a produção artística e formativa do público
Entretenimento

Espetáculo gratuito ‘Vovó Natalina’ se apresenta no Parque Rio Negro, neste sábado (13)

A apresentação da Casa Zeus aborda a chegada da mãe do Papai Noel para salvar o Natal juntamente com personagens clássicos do período natalino
EntretenimentoMúsica

SomZera Fest 2025 reúne artistas independentes em Boa Vista neste sábado (13); veja line-up

Festival reúne bandas independentes de Roraima com shows de rock, pop e hip hop

Relacionadas

NotíciasSociedade

De Manaus para a cena audiovisual: Aline Fidelix integra o programa Black Brazil Unspoken da Warner Bros Discovery

A profissional do audiovisual e fotógrafa manauara Aline Fidelix foi uma das dez selecionadas para o “Black Brazil Unspoken – Narrativas Negras Não Contadas”, uma iniciativa da Warner Bros Discovery, por meio da plataforma WBD Access, em parceria com a WIP Ventures. O programa tem como objetivo capacitar e impulsionar cineastas negros no segmento de […]

ComunicaçãoFilmes, séries e TVNotícias

Último dia: Olhar do Norte Lab seleciona roteiros de curtas e longas-metragens de ficção em Manaus

A primeira edição do Olhar do Norte Lab vai selecionar seis projetos de curta-metragem e dois de longa-metragem, todos de ficção, desenvolvidos por pessoas residentes em Manaus. A iniciativa busca formar público, qualificar profissionais da área e incentivar novos realizadores na cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site festivalolhardonorte.com até essa […]

AmazôniaComunicação

Trilhas da Cobertura Climática divulga programação, com mais de 30 painelistas

A etapa presencial do projeto Trilhas da Cobertura Climática que ocorre nos dias 8 e 9 de maio, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), em Belém, terá paineis e oficinas gratuitas com palestrantes de todo país. Entre os painelistas, está confirmada a participação de pesquisadores e representantes da ONU, do […]

Acessar o conteúdo