Ariel Bentes; 19/06/2019 às 17:39

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019 divulga lista de indicados

Em entrevista ao Mercadizar, jornalistas do Amazonas falaram sobre os filmes seus favoritos

Com o intuito de homenagear a sétima arte produzida no Brasil, hoje, 19 de junho, comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. O cinema passou por diversas fases em sua história como, a sua chegada no país em 1896, o alto custo de produção em 1950 e a censura na ditadura militar. Em sua história mais recente, desde 2002, é realizado o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Considerado o maior prêmio de cinema do país, esta semana foi divulgada a lista de indicados e o filme “Chacrinha: O Velho Guerreiro” possui 12 indicações na edição deste ano, incluindo a categoria “Melhor longa-metragem de ficção”. Ao Mercadizar, o repórter Matheus Mota falou sobre os filmes “O Grande Circo Místico” e “Benzinho”, que também estão correndo na categoria de “Melhor longa-metragem de ficção”.

“Eu gostei mais de “Benzinho”, mas ambos podem ganhar o prêmio por motivos diferentes: Benzinho foi aclamado pela crítica e foi exibido no Festival de Sundance nos Estados Unidos ganhando muita projeção internacional e Grande Circo foi o representante do país para ser indicado ao Oscar de 2019, apesar de achar que ele só ganhou esse destaque por ser um projeto neutro e sem viés político, algo muito forte no cinema brasileiro.”, disse Matheus.

Para o estudante de jornalismo, Gabriel Bravo, o fator principal de “Benzinho” são as questões familiares. “Eu acho que o Benzinho explora muito bem a questão familiar ali presente. Constrói as relações de uma forma bem significativa, embora a personagem principal seja quem conduz o filme.”, afirmou.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em 14 de agosto, com transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil.

Confira a lista de indicados completa aqui:

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.