Hilana Rodrigues; 24/08/2021 às 11:30

Governo do Amazonas contrata profissionais para educação inclusiva

São 122 novos profissionais especializados para a área

O Governo do Amazonas está investindo na contratação de profissionais especialistas em Educação Inclusiva com foco para atender à demanda das associações de Pessoas com Deficiência.

Foram 122 profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria de Estado de Educação e Desporto convocados a se apresentarem para tomar posse na última segunda-feira, 23.

A cedência dos profissionais está sendo viabilizada pelo Termo de Cooperação Técnica assinado com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), durante a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que vai do dia 21 a 27/08.

A secretária estadual de Educação, Kuka Chaves, diz estar feliz em poder ampliar a parceria com as OSCs, que conta com 82 profissionais da pasta disponibilizados para o trabalho.

“Nós sabemos que essa demanda, hoje atendida por todas essas associações, são demandas que na verdade viriam para o Estado se hoje elas não estivessem à frente desse trabalho tão digno, tão importante. Então o estado do Amazonas agrega os 82 professores, que já estavam disponibilizados para essas entidades. Agora, teremos um número de 204 profissionais que vão trabalhar diretamente com a Educação Especial”.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) é uma das entidades beneficiadas. A presidente da Federação das Apaes, Socorro Gil, lembra que a demanda era antiga e que os profissionais cedidos pela secretaria irão aprimorar a oferta de atendimentos realizados pelas associações.

“Esses 122 professores que estarão divididos nas Apaes e outras associações nos trazem um momento novo e muito importante para todos nós. Neste período de pandemia, ficou um pouco complicado fazer as ações e com esses profissionais vamos conseguir ir para frente, que é o que nós queríamos”, afirma. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.