Hilana Rodrigues; 09/06/2021 às 09:00

Google lança no Brasil aplicativo que ensina programação de forma gratuita

O aplicativo auxilia, entre outras coisas, na produção de animações, resolução de problemas utilizando códigos e construção de sites com HTML e CSS

O Google anunciou, na última terça-feira, 8, o lançamento do aplicativo Grasshopper na versão em português para o Brasil. O aplicativo ensina, de forma gratuita, programação para iniciantes por meio de jogos e lições interativas de JavaScript. O software já está disponível na versões para celulares Android e PC.

O programa foi criado pela “Area 120”, uma equipe de programadores do Google e, de acordo com a companhia, o lançamento do Grasshopper no Brasil tem como objetivo remover as barreiras que limitam o acesso à educação, assim como promover a preparação de adultos e jovens para carreiras que utilizam a programação.

Segundo Susana Ayarza, diretora de marketing do Google, o aplicativo faz parte da iniciativa Cresça com o Google, que reúne diversos programas da empresa para o desenvolvimento de pessoas e negócios. “Programar está se tornando uma habilidade essencial no mercado de trabalho, e queremos que todos possam aprender sobre isso”, afirma Ayarza.

O aplicativo oferece uma plataforma com linguagem voltada para pessoas que estão iniciando ou querem iniciar nas ferramentas de programação. Por meio de metodologia interativa com quebra-cabeças visuais, os alunos são estimulados a utilizar conceitos da codificação como funções, loops e variáveis. O Grasshopper também auxilia na produção de animações, resolução de problemas utilizando códigos e construção de sites com HTML e CSS. Com a chegada da ferramenta no país, os brasileiros receberão suporte e feedback em português.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.