Hilana Rodrigues; 06/10/2021 às 13:30

Google e Conar lançam guia para orientar publicidade dirigida à crianças

O documento rege orientações para o mercado publicitário e os cuidados com a imagem e desenvolvimento das crianças

Em uma parceria entre o Google, Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e o Ministério Público do Estado de São Paulo, foi lançado o guia de boas práticas para a publicidade on-line voltada ao público infantil.

Disponível no Google e no site do Conar, o documento rege orientações para o mercado publicitário e os cuidados com a imagem e desenvolvimento como pessoa de crianças e adolescentes que recebem esse meio de informação.

Entre algumas orientações, temos a preservação das identidades dos menores e o cuidado especial com a segurança, evitando estímulo a comportamentos perigosos ou excessos nocivos para quem trabalha ou recebe tais informações do mercado.

De acordo com o documento, as boas práticas para o desenvolvimento de conteúdos voltados ao público infantil inclui a identificação clara de inserções publicitárias, com comunicação acessível de acordo com a faixa etária das crianças e dos adolescentes, assim como não devem abordar temas considerados inadequados: bebidas alcoólicas, tabaco e armas de fogo. 

O guia ainda deixa claro a recomendação de ações publicitárias que promovam o download de aplicativos ou o sorteio de itens devem ser condicionadas à autorização dos pais quando envolverem a participação de crianças e adolescentes, além de reforçar a importância da supervisão e participação dos pais ou responsáveis nas atividades da criança no ambiente digital. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.