Patrícia Patrocínio; 19/03/2021 às 18:00

Google celebra o 96º aniversário de Dona Militana, a romanceira dos oiteiros

Homenagem aos 96 anos da cantora e contadora de histórias Dona Militana

Hoje se você abrir a plataforma de pesquisa Google vai se deparar com o desenho ilustrado pela artista convidada Bel Andrade Lima, em homenagem aos 96 anos da cantora e contadora de histórias Dona Militana, cuja vasta memória de baladas medievais proporcionou um registro único de contos ibéricos e brasileiros de gerações.

Militana Salustino do Nascimento, também conhecida como Dona Militana, nasceu em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, no dia 19 março de 1925. Quando criança, Militana trabalhava no campo, plantando safras e tecendo cestos com seu pai, que cantava enquanto trabalhava. Muitas de suas canções contavam histórias de uma era passada de reis, rainhas, guerreiros e amantes medievais, histórias que Militana nunca esqueceu.

O talento tradicional da artista permaneceu praticamente desconhecido por décadas, até que ela foi descoberta pelo folclorista Deífilo Gurgel na década de 1990. Foi desde então que ela compartilhou com o mundo sua prodigiosa crônica de canções e histórias, algumas das quais com mais de 700 anos.

Em 2000, Militana gravou “ Cantares ” , uma coleção de 54 canções com alcance de romance, com letras e melodias que refletem com precisão a época em que se originaram. Com o lançamento do projeto, o público em todo o Brasil ficou sabendo de Dona Militana – a guardiã de uma história brasileira quase perdida no tempo. Em reconhecimento ao seu impacto na cultura brasileira, Dona Militana recebeu a Ordem do Mérito Cultural em 2005.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.