Utilizar bancos de imagens se torna um grande problema quando se observa a falta de representatividade que os brasileiros possuem nessas plataformas. Durante o carnaval, época em que diversas marcas aproveitam para criar campanhas, essa falta de autenticidade se torna mais nítida ainda. Pensando nisso, o Getty Images resolveu aproveitar o clima carnavalesco para produzir imagens que fogem dos estereótipos e representam, de fato, o carnaval brasileiro.
O projeto criado pela iStock, plataforma do Getty Images, saiu dos estúdios e foi pular carnaval nos bloquinhos de rua. O cenário estereotipado deu espaço à pessoas reais, mostrando o cotidiano dos carnavalescos. “Nossos clientes não estão procurando a versão ‘clichê’ do Brasil, como Carnaval no Rio, Caipirinha ou a bandeira do Brasil” comenta Renata Simões, líder do projeto na América Latina.
Como objetivo, a plataforma espera que o público possa se identificar com as imagens que vê. Tal tendência é vista desde 2018, quando a 4º onda de tecnologia entrou em pauta e as empresas voltaram seus olhares para o consumidor. Renata ressalta que o projeto visa proporcionar essa experiência mais real, “clientes nos disseram muitas vezes que desejam imagens com as quais seu público-alvo possa se identificar”.
Além do atual projeto, o Getty Images já embarca na tendência de autenticidade há um tempo. Em 2009, por exemplo, a plataforma lançou a #ShowUs. Tal campanha surgiu após uma pesquisa apontando que 70% das mulheres não se sentem representadas nas imagens que vêem diariamente.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.