Isabella Botelho; 20/12/2019 às 08:00

Geração Z: em busca de propósito

Afinal, como impactar a nova geração de consumidores?

Conectados, inovadores, criativos, envolvidos com as questões de diversidade e preocupados com a sustentabilidade. Em contrapartida, ansiosos e avessos a hierarquias e críticas. A Geração Z, formada por pessoas que nasceram entre meados de 1990 e 2010, já é maioria no mundo (32% para ser exata)  e, consequentemente, está na mira das marcas, que lutam cada vez mais por consumidores.

No entanto, é difícil agradar. A GenZ é a mais consciente sobre seu papel político e social de todas. Segundo insights revelados  pelo Content Moments, estudo global conduzido pela Verizon Media, esta geração tem maior probabilidade de consumir, responder e compartilhar ativamente conteúdos relacionados a assuntos políticos, questões sociais e pautas relativas ao meio ambiente. O motivo? A maior politização destes jovens pode ser movida por acontecimentos de grande impacto para o cenário político-econômico global como as eleições de Donald Trump e Jair Bolsonaro e os desdobramentos do Brexit.

Segundo mapeamento da pesquisa, que entrevistou cerca de 4.200 pessoas no país, os brasileiros estão buscando mais propósito em suas interações. Eis aqui que nos deparamos com a questão central: o propósito. Eles querem (e exigem)  autenticidade e verdade de quem fala e, sobretudo, desejam consumir conteúdo genuíno. Ao contrário dos Millennials, que são diretamente influenciados pelas redes sociais, o estudo apontou também que a Geração Z está mais racional em suas interações na Internet. 

Este comportamento digital mais pautado em propósito do que em emoção representa uma boa oportunidade (e um desafio) para as marcas. Quando acessam a Internet em busca de algo específico, os jovens da Geração Z ficam mais propensos a receber interações de marcas. Entre os brasileiros entrevistados, 27% declararam estar mais propensos a interagir com conteúdo patrocinado por marcas nesses momentos; 32% até afirmaram que compartilhariam esse tipo de conteúdo patrocinado e 66% declararam estar dispostos a interagir com as marcas quando buscam por algo específico.  

Formada por crianças, adolescentes, universitários e jovens adultos, esse grupo já desenha algumas tendências que despertam a atenção do mercado. Mesmo semelhante à Geração Y, que também é inquieta, menos fiel às marcas e acostumada a fazer múltiplas tarefas, a Geração Z tem todas as características de forma acentuada por já ter nascido em contato com a tecnologia mais recente e avançada. 

Listamos aqui algumas tendências de comportamento importantes deste grupo e relevantes às marcas:

Sem intermediadores

Jovens desta geração costumam produzir e consumir seus próprios conteúdos, sem a necessidade de intermediários. Ou seja, a conversa com eles tende a ser horizontal e, por isso, quem quiser se comunicar com eles deve se colocar em lugar de igualdade.

Aceite: eles não se conectam às marcas

A GenZ é menos conectada às grandes marcas, muitos nem conseguem lembrar de uma brand à qual já foram fiéis. 

Seja disruptivo

A publicidade tradicional definitivamente não funciona com os jovens da Z. Esqueça banners e anúncios. 

Eles também se preocupam com questões pessoais

Apesar, de serem engajados com causas sociais, eles também se preocupam com questões pessoais como alimentação e dietas para emagrecer.

Eles nasceram no YouTube 

Nativos da Internet, eles utilizam o YouTube para aprender sobre praticamente tudo, inclusive sobre o que fazer no futuro. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.