Ariel Bentes; 10/04/2019 às 13:54

Fotojornalistas da região Norte estão entre os 120 melhores do país

O livro “O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro” conta com as melhores fotografias de 120 fotojornalistas, sendo 9 da região Norte

Com o intuito de homenagear os fotojornalistas, desde 2009, a revista Fotografe Melhor e a Editora Europa lançam anualmente o livro “O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro”. Em sua 10º edição, lançada em dezembro de 2018, o livro reúne 185 imagens publicadas nos veículos de comunicação do Brasil e 120 profissionais fizeram parte do livro, sendo 9 fotojornalistas da região Norte.

Para Ione Moreno, repórter fotográfica do Jornal Em Tempo e uma dos 9 profissionais do Norte, o livro possui uma grande relevância e é referência no mercado. “O livro tem uma projeção nacional, para gente que trabalha traduzindo histórias em imagens isso tem uma grande relevância. Além de ser algo que vai ficar de referência para as próximas gerações e o meu nome agora está ali eternizado.”    

Vencedora de prêmios como o Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico da Amazônia  2018 e o Prêmio Monóculo de Luz, Ione disse ao Portal Em Tempo que a imagem presente no livro foi tirada em janeiro de 2017 durante a rebelião do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). Na imagem, presidiários apontados como chefes da rebelião estavam sendo transferidos para outro presídio pela Polícia Federal.    

(Foto: Ione Moreno)

Segundo Michael Dantas, fotojornalista da Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC) e freelancer de agências internacionais de notícias, o reconhecimento nacional é uma gratificação pelo seu trabalho. Em entrevista ao Mercadizar, ele também comentou sobre a fotografia que está no livro “O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro”.

(Foto: Michael Dantas )

“A foto foi feita durante uma rebelião no Compaj em 2017, familiares tentavam ter alguma informação em frente ao presídio e os policiais não deixavam eles se aproximarem. Mais de 50 detentos foram mortos nesse dia. A foto foi capa nos principais jornais do país, Folha de São Paulo, O globo, O estado de São Paulo, entre outros.” afirmou Michel.

Abaixo você confere a lista completa dos profissionais do Norte presentes no livro:

Anderson Coelho, de Belém (PA), trabalha atualmente na Folha de Londrina (PR)

Raphael Alves, Manaus (AM), freelancer para agências diversas

Edmar Barros, Manus (AM), freelancer da agência Futura Press

Ricardo Oliveira, Manaus (AM), Amazonas em Tempo e agências

Tarso Sarraf, Belém (PA), O Liberal e Amazônia

Michael Dantas, Manaus (AM), freelancer de agências

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.