A atriz Fernanda Montenegro e o cantor e compositor Gilberto Gil agora fazem parte oficialmente da Academia Brasileira de Letras e ocupam, respectivamente, as cadeiras 17 e 20.
Montenegro foi eleita no dia 4 de novembro, recebendo 32 votos dos 34 dos acadêmicos, dois votos foram em branco.
“É algo assim, é uma viagem no imaginário, uma viagem no sublime. A minha arte não é imortal. A arte do ator é enquanto ele está ali vivo, presente em carne e osso. Mas, de uma forma poética, vamos dizer que é imortal”, disse a atriz em entrevista ao Jornal O Globo.
Já o músico baiano, Gilberto Gil, foi eleito na tarde da última quinta-feira, 11, com 21 votos. Poucos minutos depois o compositor já agradeceu em comunicado publicado no Twitter.
“Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”, disse o artista em uma rede social.
Vale ressaltar que Gilberto é, atualmente, o segundo negro a ocupar uma cadeira na ABL. O outro imortal é o escritor e professor Domício Proença Filho, que foi presidente da academia em 2016 e 2017.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.