BrasilNotícias

Fenapro e Abap defendem valorização da atividade publicitária

A Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), em conjunto com a Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap), e com o apoio dos Sindicatos das Agências de Propaganda (Sinapros) de todo o Brasil, começaram a veicular uma campanha pela valorização da atividade publicitária.

(Foto: Divulgação)

O objetivo, de acordo com as instituições, é “ressaltar não só a qualidade da propaganda brasileira – posicionada entre as três melhores do mundo -, mas, principalmente, o profissionalismo e ética que caracterizam sua atuação, e que são orientados por um modelo reconhecido de autorregulamentação e por diversas leis federais”.

“Esta campanha chega no momento em que a liberdade comercial da atividade publicitária e a prática justa, ética, legal e regulamentada de concessão do BV (Bonificação por Volume) estão sendo questionadas”, destaca o presidente da Fenapro, Daniel Queiroz.

Conhecido por constantemente criticar setores da mídia em suas redes sociais e os acusar de propagar mentiras, em janeiro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro criticou o BV, valor pago por veículos de comunicação às agências de publicidade pelo volume investido em anúncios. Sua ideia é extinguir a bonificação para que “a imprensa possa cada vez mais fazer um bom trabalho no Brasil”. “Vamos buscar, junto ao Parlamento brasileiro, a questão do BV [Bonificação por Volume]. Isso tem que deixar de existir. Aprendi há pouco o que é isso, e fiquei surpreso e até mesmo assustado”, declarou.

“Vamos democratizar as verbas publicitárias. Nenhum órgão de imprensa terá direito a mais ou menos daquilo que nós viremos a gastar. Queremos que vocês sejam cada vez mais fortes e isentos, como alguns foram até pouco tempo. “Vamos acreditar em vocês [mídia e imprensa], mas verbas publicitárias não serão mais para privilegiar a empresa A, B ou C”, disse. 

A bonificação por volume funciona assim: quanto mais publicidade uma agência destina a um veículo durante um determinado período de tempo, maior será o BV pago a esta agência. As críticas ao BV se referem, principalmente, à questão de que este tipo de pagamento leva agências a concentrarem anúncios em um mesmo veículo. Com isso, veículos menores, com menos caixa para pagar o bônus, receberiam menos anúncios. À primeira vista, a intenção do Presidente e de seu governo pode ser a melhor possível, mas, na verdade, com o fim da bonificação por volume, a rede Globo, por exemplo, maior emissora do país, seria uma das principais empresas afetadas pela medida. O governo Bolsonaro até mesmo tem um projeto de lei que proíbe o uso do mecanismo. O texto, segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, foi feito sob inspiração de executivos de agências de publicidade e executivos concorrentes da Globo. 

A campanha impulsionada pelas entidades nacionais e regionais de publicidade ressalta que “o modelo de autorregulação e as inúmeras leis federais, construídas nas últimas décadas por anunciantes, veículos e agências, garantiram um ambiente ético / profissional, que propiciou o surgimento de grandes empresas, grandes profissionais e milhares de grandes sucessos de marketing”.

“O plano de incentivo é um mecanismo previsto pela lei 12.232, que regula a contratação de publicidade pela administração pública, bem como pelas normas do CENP, sendo adotado pelas agências e por todos os veículos de comunicação, seja rádio, TV, jornal, revista ou plataformas digitais e out of home”, explica o presidente da Fenapro.

A Lei n.º 12.232 foi aprovada em 2010, durante o governo do ex-presidente Lula, e normatizou o BV – prática que existe no mercado de publicidade pelo menos desde os anos 1950 -, tornando-o facultativo. No entanto, apesar de não ser obrigatório, é de praxe que haja o pagamento pelos veículos de comunicação de 20% do valor que eles cobram para exibir propaganda. 

Em nota, Daniel Queiroz também observa que incentivos são frequentes em diversos mercados como os de veículos, seguros, bebidas, passagens aéreas e reservas de hotéis, entre outros, e que eliminar o BV significaria uma medida contra a atividade publicitária especificamente, indústria esta que ajuda a movimentar as outras indústrias.

“Esta campanha que iniciamos agora, portanto, pretende mostrar que, por todos os benefícios que a atividade representa para a economia na geração de riqueza, por atuar dentro de normas reconhecidas e da legislação, com profissionalismo e ética, a publicidade deve ser valorizada e respeitada”, conclui Queiroz.

Mais recentes

Arte

‘Parintins Galeria Cidade Aberta’ fortalece representatividade feminina na arte urbana em Parintins

Projeto de arte urbana espalhado por Parintins tem dado destaque para mulheres ao transformar a paisagem urbana do município
AmazôniaArteMúsica

Selo Caquí lança documentário sobre a cena da música independente paraense em Belém

Filme ‘Marés’ será exibido gratuitamente no Sesc Ver-o-Peso e apresenta os bastidores de um projeto que reúne artistas da nova música produzida na Amazônia
Filmes, séries e TV

Documentário ‘Parintins – 72 horas’ será exibido durante Festival de Parintins

Dirigido pela cineasta Ana Lígia Pimentel, o documentário homenageia torcedores do Caprichoso e Garantido e será exibido em diversos pontos da Ilha Tupinambarana
Arte

Orquestra de Câmara do Amazonas apresenta concerto dedicado a Bach e Schnittke no Teatro Amazonas

Espetáculo acontece nesta quinta-feira (18), às 20h, com obras do período barroco e releituras do século 20; ingressos a partir de R$ 10
Arte

‘Parintins Galeria Cidade Aberta’ fortalece representatividade feminina na arte urbana em Parintins

Projeto de arte urbana espalhado por Parintins tem dado destaque para mulheres ao transformar a paisagem urbana do município
AmazôniaArteMúsica

Selo Caquí lança documentário sobre a cena da música independente paraense em Belém

Filme ‘Marés’ será exibido gratuitamente no Sesc Ver-o-Peso e apresenta os bastidores de um projeto que reúne artistas da nova música produzida na Amazônia
Filmes, séries e TV

Documentário ‘Parintins – 72 horas’ será exibido durante Festival de Parintins

Dirigido pela cineasta Ana Lígia Pimentel, o documentário homenageia torcedores do Caprichoso e Garantido e será exibido em diversos pontos da Ilha Tupinambarana
Arte

Orquestra de Câmara do Amazonas apresenta concerto dedicado a Bach e Schnittke no Teatro Amazonas

Espetáculo acontece nesta quinta-feira (18), às 20h, com obras do período barroco e releituras do século 20; ingressos a partir de R$ 10

Relacionadas

AmazôniaNotíciasSociedade

Arqueira indígena do Amazonas conquista dois ouros no Grand Prix das Américas de Tiro com Arco

Atleta do povo Karapãna venceu disputas internacionais realizadas no Chile e reforçou preparação para o ciclo olímpico de 2028
Acessar o conteúdo