Isabella Botelho; 23/09/2020 às 10:00

Facebook anuncia ferramentas para checar publicidade eleitoral

O Relatório de Transparência e a Interface de Programação de Aplicativo estarão disponíveis na Biblioteca de Anúncios 

O Facebook anunciou na última terça-feira, 22, que divulgará gastos de partidos e candidatos a cargos nas eleições municipais deste ano que tenham anúncios na plataforma e no Instagram, além de empresas envolvidas com as eleições. A empresa disponibilizou duas ferramentas que facilitam a pesquisa e análise de publicidade sobre política ou eleições no Facebook e no Instagram. São elas: o Relatório de Transparência e a Interface de Programação de Aplicativo (API, em inglês), ambas como parte da Biblioteca de Anúncios.

No Relatório de Transparência, é possível visualizar o total de anúncios sobre política e eleições criados no Brasil com um dos rótulos – “Pago Por” e “Propaganda Eleitoral” – desde agosto de 2020, assim como o valor total gasto. É possível ainda ver as principais buscas na Biblioteca de Anúncios e filtrar os gastos por data, região ou anunciante. Há ainda uma lista com os maiores anunciantes no último dia ou por intervalo de sete dias, trinta dias, noventa dias e todas as datas.

Já na Interface de Programação de Aplicativo (API) é possível criar pesquisas personalizadas de anúncios com palavras-chave. Para ter acesso à API, é necessário confirmar identidade e localização, criar uma conta de desenvolvedor do Facebook e adicionar um novo aplicativo.

Fonte: Propmark

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.