Isabella Botelho; 30/07/2020 às 15:00

#ExisteAjuda: Twitter lança ferramenta de combate à violência contra a mulher

Recurso criado em parceria com o MDH direciona para informações e disque-denúncia

Com a pandemia e a necessidade de isolamento social em casa, houve um aumento nos casos de violência contra a mulher. Segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, na comparação com janeiro de 2019, o número de denúncias registradas por meio do Ligue 180 diminuíram 4,5% em janeiro deste ano. Já em fevereiro, houve um aumento de 15,6% das notificações quando comparado ao mesmo mês do ano passado. A tendência se manteve em março, quando o novo coronavírus chegou ao país e algumas unidades da federação começaram a adotar medidas para isolar a população e, assim, tentar conter a disseminação da doença. Comparativamente, o número de denúncias registradas pelo Ligue 180 em março deste ano foi 15% superior ao de março de 2019. 

Nesse contexto, o Twitter lançou nesta semana, no Brasil, o recurso #ExisteAjuda, com o objetivo de prevenir e combater a violência contra a mulher. A ferramenta, implementada em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, funciona como uma forma de buscar no Twitter mais informações corretas sobre o tema. Através da hashtag, as pessoas serão direcionadas a informações sobre o Ligue 180 e redes de acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade.

Sempre que alguém escrever na busca do Twitter palavras e termos relacionadas a alguma forma a violência de gênero, o primeiro resultado a ser visualizado é uma notificação indicando que a pessoa pode procurar ajuda. Basta clicar no link do disque-denúncia para ligar para o 180 ou no link para a página do MDH para obter mais informações a respeito do assunto. O recurso pode ser utilizado não apenas pelas vítimas, mas também por testemunhas e outras pessoas que tomem conhecimento ou presenciem casos de violência contra a mulher.

(Foto: Reprodução/Twitter)

O #ExisteAjuda é um projeto da área de Políticas Públicas do Twitter em parceria com o Twitter Women, grupo de funcionárias da empresa.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.