O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está com inscrição aberta para professores com formação em Letras, interessados em atuar como corretores da redação do exame deste ano.
Até as 17h do dia 17 de setembro, o interessado deverá realizar a inscrição por meio do site oficial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela redação da versão digital, impressa e da reaplicação das provas do Enem 2021.
Além da formação acadêmica comprovada em diploma, o candidato precisa ter:
- Smartphone ou computador em boas condições para o trabalho;
- Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação;
- Elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos.
Os corretores de redação irão avaliar as cinco competências: domínio da escrita formal, desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião.
De acordo com o regulamento, estarão impedidos de participar da seleção:
- Candidatos que possuírem cônjuge, pais, filhos, dependentes legais ou qualquer outro parente de primeiro grau inscrito no Enem (digital, manual ou reaplicação);
- Estar inscrito no Enem 2021;
- Ter apresentado comportamento repreensível ou desempenho ruim como colaborador em edições anteriores do Enem;
Os participantes que atenderem aos critérios passarão pela capacitação a distância, realizada de 4 a 25 de outubro, em nove módulos, com carga horária total de 66 horas.
Os candidatos que zerarem a capacitação ou deixeram de fazer as etapas obrigatórias descritas no edital serão eliminados.
Cronogramas dos avaliadores da redação:
Seleção: 13 a 17 de setembro
Curso de Capacitação: 4 a 25 de outubro
Resultados: 3 de novembro
Capacitação On-line: 18 e 19 de novembro
Pré-teste: 20 e 21 de dezembro
Início da correção das provas: 22 de dezembro
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.