Patrícia Patrocínio; 12/08/2021 às 10:00

Emicida estreia série documental que propõe reflexões sobre negritude

A curadoria de temáticas aborda assuntos como economia e desigualdade racial, negritude, cultura e resistência, eugenia e branquitude, entre outros

“Tudo o que a gente conhece – da filosofia ao k-pop, das pirâmides do Egito a um prato de comida, de um grão de areia até todo conhecimento já produzido pela humanidade – equivale, aproximadamente, a 4% de tudo que existe no universo. Ou seja, temos mais coisas por conhecer do que tudo que já conhecemos ao longo da história”. Partindo dessa premissa, Emicida e Evandro Fióti desenvolveram uma série documental intitulada “O Enigma da Energia Escura“, que estreia na próxima semana, no dia 18/08, no GNT, às 23h30 e também estará disponível no GloboPlay.

Na série, Emicida vai atrás das suas histórias e, para além da música, convida especialistas, intelectuais, ativistas, artistas e pensadores para buscar reconstruir a história do nosso povo. Produzida por Evandro Fióti por meio da Laboratório Fantasma, a série tem direção geral de Day Rodrigues (“Mulheres Negras – Projetos de Mundo”), Emílio Domingos (“Favela é Moda”) e Mariana Luiza (“Cascas de Baobá”).

A curadoria de temáticas aborda assuntos como economia e desigualdade racial, negritude, cultura e resistência, eugenia e branquitude, entre outros, e vai ao cerne de questões fundamentais a serem compreendidas pela população brasileira. 

Dessa forma, inaugurando um novo olhar sobre as temáticas negras na televisão brasileira, a série busca contribuir para construção de uma visão de sociedade mais coletiva e inclusiva, que represente a maioria da população do país e que, sobretudo, ajude a transformar os pactos estruturais e institucionais vigentes hoje.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.