Isabella Botelho; 23/07/2020 às 10:00

Em podcast para motoristas, Uber fala sobre racismo, LGBTQIA+fobia e violência contra mulheres

Com 20 episódios, série pretende convidar os parceiros que usam o app para gerar renda para serem aliados no combate aos preconceitos

A Uber lançou na última quarta-feira, 22, a segunda edição do podcast Fala Parceiro de Respeito, uma série com 20 episódios que pretende convidar parceiros que usam o app para gerar renda para serem aliados no combate ao racismo, à LGBTQIA+fobia e à violência contra a mulher. 

O conteúdo educativo foi coordenado pela Promundo, uma ONG especialista em envolver homens e meninos em projetos, pesquisas e campanhas pela igualdade de gêneros. A organização também já trabalhou com instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os episódios serão distribuídos semanalmente a cerca de 1 milhão de pessoas que dirigem usando o app da Uber todos os meses, em todo o país. Cada tema será abordado em uma sequência de episódios curtos, com linguagem simples e de fácil compreensão. Quem ouvir todo o conteúdo, receberá o selo “Viagem de Respeito” a partir de setembro. Os usuários poderão verificar se o motorista tem ou não o selo consultando o perfil que fica disponível dentro do app, a partir do momento em que a viagem é aceita.

O trabalho para a criação do conteúdo começou no início do ano e levou meses para ser concluído. A pedido da Uber, a Promundo realizou pesquisas imersivas com dezenas de ativistas, usuários e motoristas parceiros de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Manaus para entender comportamentos, dúvidas e caminhos que ajudaram a definir a melhor abordagem, e elaborar os roteiros da nova série de podcast. Com os desafios impostos pela pandemia, foi necessário adaptar os encontros presenciais para uma agenda 100% virtual. Alguns usuários e motoristas parceiros participantes das pesquisas foram convidados a fazer parte da gravação do podcast.

Ouça aqui o episódio de introdução ao primeiro tema.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.