O estoque de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está em nível crítico para três tipos de sangue no estado: B+, AB+ e O-. A situação ocorre justamente no momento em que o Amazonas passa por um colapso no sistema de saúde pública devido ao exponencial aumento de casos de covid-19 e a falta de abastecimento de oxigênio e outros insumos nos hospitais.
Para incentivar as doações, o Hemoam lançou na semana passada uma parceria com a Uber: doadores de sangue ou de plasma convalescente terão desconto de R$ 30 nas viagens realizadas pelo aplicativo com destino à instituição. Para utilizar o desconto, o usuário precisa adicionar o código HEMOAMUBER, na aba promoções.
A fim de evitar filas e aglomerações, os doadores podem agendar um horário diretamente com o Hemoam pelos telefones (92) 3655-0270 ou (92) 3655-0271. Lembrando que o agendamento só é possível a partir da segunda doação. Para a primeira vez, o cadastro pode ser feito na hora.
Para doar sangue no Hemoam, é preciso:
- Ter boa saúde;
- Idade entre 18 a 69 anos;
- Peso a partir de 50 quilos;
- Estar bem alimentado;
- Portar documento de identidade.
- Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização formal do responsável ou representante legal.
Não pode doar sangue a pessoa que:
- Teve hepatite depois dos 10 anos de idade;
- Teve malária, recebeu transfusão sanguínea ou teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses;
- Teve febre nos últimos 30 dias
Para doar plasma:
Os critérios para doação de plasma são idênticos aos do processo de doação de sangue comum. Porém, para o plasma convalescente, o candidato precisa atender alguns itens específicos.
- Ser do sexo masculino;
- Ter entre 18 e 60 anos;
- Caso teve covid-19, confirmado por meio do teste RT-PCR, é preciso ter passado 30 dias após o desaparecimento total dos sintomas;
- O doador não deve ter tido hepatite B ou C, sífilis, HIV, HTLV ou doença de Chagas
A doação de plasma é realizada somente mediante agendamento pelos números (92) 3655-0270 e (92) 3655-0166.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.