A grande área vertical de contemplação do Rio Negro, o futuro edifício Mirante da Ilha, além de contar com espaço para lazer, entretenimento e negócios também terá com painéis gigantes de grafite, no Centro da cidade.
Localizada na Avenida 7 de Setembro, na ilha de São Vicente, será completamente revitalizada e terá reconversão de uso pelo poder municipal. O imóvel faz parte do programa “Nosso Centro”, do plano de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pela prefeitura e com projeto arquitetônico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano.
O edifício Mirante da Ilha ocupará o antigo prédio da Companhia Energética do Amazonas (Ceam). De acordo com a Prefeitura de Manaus, o complexo terá uma marina, varandas, praça de alimentação coberta, decks e uma cobertura que remete a um banzeiro.
“O prédio ficará o mais vazado possível. Vamos retirar toda a alvenaria e deixar os grandes blocos, um para acomodar os banheiros públicos, e outro para fazer a circulação vertical com escadas rolantes e elevador. Neles, teremos os painéis de grafite para promover a arte urbana e divulgar o trabalho de artistas”, explica o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.
Os muros do estacionamento do parque também receberão grafites. A ideia é dar mais colorido a negócios existentes no local e outros que devem se instalar após a revitalização da área como restaurantes, lanchonetes e bares, além de área de exposições culturais, apresentações de shows, paisagismo e convivência entre a construção e o ambiente natural.
O planejamento prevê o resgate de elementos originais da pavimentação das calçadas e ruas, a instalação de mobiliários urbanos e arborização das vias e implementação de acessibilidade nas esquinas e logradouros, assim como a melhoria da iluminação ambiente e cênica no prédio.
Os trabalhos são concentrados na Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus, criada pelo decreto nº 5.034/2021. A comissão tem coordenação do Implurb e agentes das secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação, do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.