Hilana Rodrigues; 06/04/2021 às 12:00

Drag queen Uýra Sodoma representa arte indígena em exposição nos EUA

A exposição reflete sobre a vida e as relações humanas com as florestas

Descendente de indígenas, o artista visual e biólogo Emerson Pontes criou o alter ego drag queen Uýra Sodoma, entidade amazônida que ensina sobre a preservação do meio ambiente, persona com a qual irá performar na Exposição Internacional Arborel, que ocorre no mês de junho em São Francisco, EUA.

Sendo o único participante brasileiro da exposição, o artista apresentará duas fotoperformances: A Mata Te/Se Come, com fotografia por Lisa Hermes, e Terra Pelada, com fotografia por Matheus Belém, obras que performam, respectivamente, o íntimo respeitoso com a natureza e sua decomposição de vida, e a floresta desmatada pelo garimpo. Os elementos usados para incorporar Uýra são provenientes da natureza e envolvem sementes, ramagens, conchas e flores.

A exposição tem como premissa refletir sobre  a vida e as relações humanas com as florestas e com o planeta. Artistas dos Estados Unidos, Chile e Colômbia foram convidados para participar, além de Emerson Pontes, que representa o Brasil.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.